Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de janeiro de 2010

BACIA DO RIO DOS SINOS TEM EXEMPLAR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município


Por ComiteSINOS

Image

O Programa Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos coordenado pelo COMITESINOS, apoiado pela UNISINOS e patrocinado pela REFAP, tem uma das suas atividades em execução voltadas para a divulgação de informações sobre as águas que formam a malha hídrica dos municípios. Não de todos os municípios, mas daqueles já integrados à rede de articulação para a promoção da educação ambiental no âmbito da bacia Sinos, através da execução de projetos em regime de parcerias. A atividade foi batizada de "Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município".

O Programa Permanente, além de dispor de um Plano de Trabalho próprio, é o arcabouço que organiza e propicia as conexões entre vários projetos específicos com objetivos afins, e sua materialização e visibilidade ocorrem através e a partir da execução das suas próprias atividades associadas às das peculiares de cada projeto. No escopo do PPEA encontram-se as atividades inseridas no Projeto Peixe Dourado que, embora dispondo de orçamento próprio, utiliza as articulações institucionais (coordenadores e estruturas municipais) para otimizar ações, evitando a sobreposição e o paralelismo de iniciativas com objetivos similares.

Neste contexto, e valendo-se da pesquisa realizada pelas coordenadoras do projeto Peixe Dourado, no ano de 2005, que apontou o desconhecimento de mais de 95% dos moradores dos municípios sobre a existência de rios, arroios e banhados localizados nas suas próprias cidades. Tal condição levou à formulação de ferramentas para oferecer às comunidades o conhecimento sobre as águas que se localizam dentro da divisão geopolítica municipal. O trabalho está sendo desenvolvido com base nas informações geradas pelo Projeto Monalisa (detalhes de onde achar), complementadas pelos coordenadores do projeto Peixe Dourado, e resultará em um pôster de cada município, bem como numa cartilha de informações.

O trabalho realizado é desafiador, porque pressupõem domínio sobre utilização de instrumentos localizadores e de registros de dados (GPS e câmara digital), bem como a manipulação de informações armazenadas no Sistema de Informações Georreferenciadas – SIG, desenvolvido no âmbito do MONALISA. A capacitação dos coordenadores da atividade desenvolvida foi realizada não apenas para a realização das tarefas específicas, mas dentro dos propósitos do COMITESINOS em contribuir com a formação de agentes qualificados para a atuação competente na promoção da educação.

O desenvolvimento dos trabalhos encontra-se em duas fases, uma delas na alçada dos coordenadores e professores municipais integrados ao projeto, na organização das informações sobre as águas de cada município, trabalhadas nas reuniões mensais. A outra, na preparação das ilustrações que irão compor o pôster de informação.



CONHECENDO O PROJETO MONALISA

O Comitesinos mantém um dos sites mais completos e interativos dos comitês de bacias hidrográficas do Brasil que conhecemos e visitamos. Vale a pena conhecê-lo ! Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br