Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de janeiro de 2010

PRODUTO QUÍMICO VAZA DE CAMINHÃO NA VIA DUTRA E CONTAMINA RIO PARAÍBA DO SUL

Técnicos da CETESB recolhem água do rio Paraíba para testes (V-News)

Produto químico que se espalhou na Dutra atinge trecho do Paraíba do Sul


V-News
19h43min - 21/01/2010

O produto químico que vazou de um caminhão, na Via Dutra atingiu nesta quinta-feira (21) um pequeno trecho do Paraíba do Sul. Apesar disso, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que não há riscos de abastecimento de água.

No acidente desta quarta-feira (20), na Via Dutra, o tanque de um caminhão carregado de acrilato de butila se rompeu deixando vazar a substância tóxica, inflamável e concentrada. A evidência da presença do produto que é o odor irritante, já chegou em alguns pontos da zona norte de São José dos Campos, dez quilômetros distante do local da batida. E apesar da tentativa de contenção com bóias especiais, o produto continua avançando pela água.

A última barreira no Córrego Lavapés pode não ter sido suficiente para evitar a contaminação. O córrego encontra o Rio Paraíba do sul e local já se sente o forte cheiro do produto químico.

Amostras de água foram recolhidas e enviadas para teste. Ainda não se sabe a dimensão dos prejuízos ambientais. Dos 25 mil litros que vazaram, apenas 6 mil foram recolhidos até agora. A equipe afirma que mesmo que a substância tenha chegado a esse ponto do rio, não há risco para o abastecimento na cidade.

Segundo a engenharia da Cetesb, o resultado da análise da água deve ficar pronto em dez dias. A companhia vai monitorar o córrego e o rio até segunda-feira. A Sabesp informou que também realiza o monitoramento da água do Rio Paraíba, principalmente no trecho de captação de Taubaté.

Paraíba Contaminado
Produto químico vaza de caminhão após acidente - Clique e veja o vídeo


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br