Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2010

CONVITE DA CETESB: "PALESTRA SEGURANÇA EM PISCINAS"





Enviada pelo colaborador Dr. Mário Albanese - Presidente da CIPA/CETESB - SP


LEIA MAIS

Cuidados de segurança numa piscina



É preciso ter em atenção que as medidas de segurança devem ser tomadas, quer a família tenha crianças ou não. Poderão viver crianças em habitações vizinhas que se aventurem na sua piscina quando menos o espera. Assim uma das medidas é colocar a cobertura da sua piscina assim que se dê o último banho e assegurar-se que esta está bem colocada, sem a possibilidade de que alguém tente tomar banho.

Todos os materiais e químicos usados na manutenção da piscina devem estar num local apropriado e fechado à chave. No momento do banho, as crianças devem estar sempre sob a supervisão de adultos. E não nos estamos a referir apenas a piscinas de grande volume. Pode parecer improvável para algumas pessoas mas existem situações de afogamento em pequenas piscinas insufláveis onde aparentemente seria quase impossível que tal acontecesse. É uma comparação rude, mas também não deixaria uma criança sozinha numa banheira.

Na estrutura da piscina estão instalados mecanismos de aspiração de água. Estes devem estar sempre protegidos por uma grelha de protecção para evitar a sucção de partes do corpo. Deve-se verificar com frequência se estes estão bem colocados e fixos para evitar este tipo de acidentes.
Caso tenha optado por uma piscina elevada é necessário construir uma estrutura gradeada ou de rede para evitar quedas depois de sair da piscina.

Tenha em atenção que as medidas de segurança não se aplicam apenas às crianças. Não se pretende assustar ninguém, mas seguir pequenas regras básicas de segurança irão permitir-lhe desfrutar ao máximo da sua piscina, mesmo se tiver convidados inesperados ou pessoas que por distracção ou descuido sofram algum tipo de acidente. Por exemplo, numa piscina elevada, uma rede ou estrutura de protecção em redor da piscina irá evitar que uma pessoa caia de uma altura elevada se por ventura escorregar ao sair da piscina.

SAIBA MAIS, PARTICIPANDO DO CURSO DA CETESB, DIA 28/01

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br