Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de janeiro de 2010

COMITÊ DA BACIA DO RIO DOS SINOS (RS) PARTICIPARÁ DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COM O PROJETO DOURADO


Projeto Dourado estará presente

no Fórum Social Mundial em NH

A bandeira do Projeto Dourado vai tremular no acampamento do Fórum Social Mundial em Lomba Grande, Novo Hamburgo. Uma equipe de 20 alunos do Dourado deve se revezar entre 22 e 28 janeiro, na Tenda Ambiental, que vai funcionar logo depois da Praça de Alimentação do acampamento, junto ao Arroio Walachay. Segundo a coordenadora do projeto no município, Jandira Genehr, a turma, da Escola Municipal Professora Helena Canho Sampaio, terá o reforço de escoteiros para a missão de proteger a mata ciliar do arroio. Isso além de divulgar o projeto entre participantes de diversos países que vão acampar no local.


“Também vamos fazer o plantio de 50 mudas nativas junto ao arroio e vamos cuidar da separação do lixo”, assinala Jandira. Segundo ela, a cada dia serão cinco alunos do Dourado e cinco escoteiros na tenda ou circulando pelo acampamento, instruindo sobre os locais para colocação do lixo seco e as valas de compostagem para os resíduos orgânicos. “Se for o caso, poderemos fazer algumas chamadas pela rádio poste, que vai funcionar no local”, assinala a professora.


O Projeto Dourado é oriundo do antigo Projeto Peixe Dourado, que em 2000 passou a aliar pesquisa científica à prática de educação ambiental na região, a partir de escolas-pólo em cada município. As crianças aprendem sobre o ecossistema em torno dos rios e arroios, de que maneira ele sofre agressão do homem e como ele pode ser preservado. Isso com idas ao rio, banhados, plantio de árvores e até observação de peixes e insetos indicadores da qualidade das águas. Inclusive o dourado, que foi o primeiro bioindicador trabalhado, por isso deu nome ao projeto.


O Dourado é uma iniciativa do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e atualmente conta com apoio do Programa Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos, patrocinado pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap S/A). “Em março, vamos festejar os 10 anos do Dourado em Novo Hamburgo”, conta Jandira, que trabalha desde o início no projeto. Ela diz ter perdido a conta de quantas crianças participaram das oficinas no município. ”Mas, só neste ano, o Dourado está sendo levado para 16 escolas hamburguenses, das redes municipal, estadual e particular de ensino”, ressalta a professora.

Para a imprensa

Outras informações:

Jandira Genehr - coordenadora do Dourado em NH - (51) 9266-6484


COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: www.comitesinos.com.br


SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010 - Clique


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
MEIO MILHÃO DE VISITAS AO BLOG
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br