Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2010

O ABCD (SP) PODERÁ FICAR SEM ÁGUA A PARTIR DE 2015


SP: Falta d’água ameaça região a partir de 2015, diz estudo

23/01/2010

O ABCD pode enfrentar problemas crônicos de abastecimento de água daqui a cinco anos se a captação de recursos hídricos na represa Billings não for ampliada.

A conclusão é do Atlas de Abastecimento Urbano, elaborado pela ANA (Agência Nacional de Águas), com dados de cerca de três mil municípios do país.

O estudo mostra que a produção de água em Santo André, São Bernardo e Diadema já está no limite. As três cidades dependem, prioritariamente, do Sistema Integrado Rio Grande, que hoje produz 4 mil litros por segundo. Em 2015, a demanda será de 6,4mil litros por segundo. Será preciso aumentar a oferta em 60%, ou seja, um novo manancial.

O superintendente de planejamento de recursos hídricos da ANA, João Gilberto Conejo, explica que só produzir mais água não é suficiente. “É preciso ampliar em 56% a capacidade do sistema de captar esse volume extra”, afirma.
Há regiões em que a escassez de recursos hídricos obriga municípios a fazer a captação em bacias distantes. Ainda não é o caso do ABCD. Há outros braços da represa Billings, além do Rio Grande, que podem ser explorados, como o rio Pequeno. De acordo com o Atlas, o sistema atual pode “incorporar” o manancial vizinho e manter o equilíbrio, pelo menos durante a próxima década, entre oferta e consumo.



Represa Billings abastece atualmente o ABCD

Segundo o estudo, a Sabesp precisa investir R$ 280 milhões até 2015 para garantir o abastecimento via Billings. Nos demais municípios da região, a situação é menos alarmante. O Sistema Integrado Cantareira, que atende São Caetano e mais dez cidades, também precisa de um novo manancial (o déficit será de 13%) e de estrutura 3% maior. No Alto Tietê, que abastece 60% de Mauá, o sistema precisa ser ampliado em 13%, mas os recursos naturais serão suficientes.

Já a condição dos sistemas utilizados por Ribeirão e Rio Grande foi classificada como “satisfatória” pelo Atlas.

Fonte: Agência Bom Dia/Site Saneamento Básico


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br