Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2011

DIA DO RIO TIETÊ - 22 DE SETEMBRO - PROGAMAÇÃO DA SEMANA DO TIETÊ


Rio Tietê. Imagem Wikimedia Commons.


Dia do Tietê: Confira as atividades da Semana do Rio Tietê



setembro 21, 2011 on 10:45 am | In SOS Mata Atlântica 





Até 24 de setembro, a SOS Mata Atlântica participa das mobilizações, exposições, eventos e pedalada em comemoração ao Dia do Rio Tietê (22/9).


Para comemorar o Dia do Tietê (22/9), a Fundação SOS Mata Atlântica participa, até o dia 24 de setembro, de uma série de atividades para mobilizar a sociedade sobre a importância do maior rio de São Paulo e apresentar os esforços que vêm sendo feitos para despoluí-lo e reintegrá-lo ao cotidiano das cidades por onde passa ao longo dos seus 1.100 km.


Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, explica que há muitos anos o Rio Tietê vem sendo marginalizado e isolado da população, sobretudo na região Metropolitana de São Paulo. “Com as ações programadas, queremos mostrar para a população que à medida que o Rio for recuperado abrimos uma série de oportunidades, como a melhoria da paisagem urbana, uma opção de transporte coletivo e também atividades de lazer junto a suas margens”.


As ações da “Semana do Rio Tietê” começam com o recolhimento de assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal, seguido da assinatura do termo de compromisso “Tietê Vivo” com 34 prefeitos da Bacia do Alto do Tietê (20/9), intervenções urbanas na marginal do Tietê (22/9), Pedalada pelo Tietê, campeonato de futebol “Troféu Tietê Vivo” (24/9) e show “Tietê Vivo”.


“Outros destaques são as mobilizações e coletas de assinaturas em defesa das Áreas de Preservação Permanentes e contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado”, observa Malu.


Confira as atividades da Semana do Rio Tietê:

  • 19 a 21/9 (sexta a quarta-feira)
Mobilização em defesa das Áreas de Proteção Ambiental previstas no Código Florestal
Das 11h às 17h
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073.

Serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado. A ação faz parte da mobilização nacional “Floresta Faz a Diferença” – www.florestafazadiferenca.com.br. E no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a Fundação distribui 3 mil mudas de pitanga às 11h para quem assinar o documento.
  • De 19 a 22/9 (segunda a quinta-feira)
Exposição de maquete da Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Tietê e mobilização em defesa das Áreas de Proteção Ambiental previstas no Código Florestal
Das 11h às 17h
Onde: Shopping Panamby Jaraguá – Av. Maria Coelho Aguiar, 215. Jd São Luiz – Bloco D – Piso Shopping

A maquete da Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Tietê apresenta  evolução dos usos do solo e remanescentes de Mata Atlântica em 1600, 1920 e em 2007.
Na exposição, também serão recolhidas assinaturas para o abaixo-assinado contra o projeto de alteração do Código Florestal que está em votação no Senado. A ação faz parte da mobilização nacional “Floresta Faz a Diferença” – www.florestafazadiferenca.com.br.
  • Dia 20/9 (terça-feira)
Assinatura do Termo de Compromisso “Tietê Vivo”, com os 34 Prefeitos da Bacia do Alto Tietê
Às 11h
Onde: Auditório do Ibirapuera – Parque do Ibirapuera. Posse do Conselho RMSP.

Ás 14h
Onde: Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500 – São Paulo.

Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos apreciará e deliberará Moção para o Senado Federal, na qual recomendará não submeter o PL 1876-C/99 (projeto de lei que altera o Código Florestal Brasileiro) à votação antes de promover a participação oficial dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de Recursos Hídricos do país. A ação é elaborada pela Fundação SOS Mata Atlântica.
  • Dia 21 (quarta-feira)
II Seminário das Áreas de Proteção Ambiental do Rio Tietê
Das 10h às 17h30
Onde: Salão Nobre da Escola Plínio Rodrigues de Morais, Rua do Comércio, 373 – Tietê/ SP.

Organizado pela Fundação Florestal, o Seminário reunirá os representantes dos Conselhos Gestores das cinco Áreas de Proteção Ambiental inseridas na Bacia do Rio Tietê: Várzea do Rio Tietê, Tietê, Corumbataí, Ibitinga e Cabreúva.
Participação de representações de prefeituras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos da área ambiental e organizações não governamentais. Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, participa, às 13h30, da mesa sobre “O valor imaterial do Rio Tietê e as ações de mobilização social”.
  • Dia 22/9 (quinta-feira)
Dia do Rio Tietê
Das 11h às 17h.
Onde: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073.

Intervenções urbanas, mobilização e coleta de assinaturas em defesa das Áreas de Preservação Permanente.
A partir das 12h.
Onde: Barra Bonita (SP) – Marina da Barca.

Última análise da expedição do flutuador e comparação das análises realizadas. A ação conta com a participação da SOS Mata Atlântica, Sabesp e do governador Geraldo Alckmin.
  • Dia 24/9 (sábado)
Parque Ecológico do Tietê
Das 8h30 às 17h.
Onde: Rodovia Ayrton Senna – km 17.

Às 8h30 – Pedalada pelo Tietê
Passeio na ciclovia do Parque Ecológico do Tietê. Organização: Rádio Estadão ESPN, Sabesp e ONG Nossa Bike.

Às 9h30 – Campeonato “Troféu Tietê Vivo” (Torneio de Várzea)
Torneio com a participação de Masters (ex-craques), que acontece no campo de futebol do Parque Ecológico do Tietê. A previsão é de 2 tempos de 30 minutos.

Às 11h30 – Tietê Vivo – Compromisso de Todos
Lançamento e assinatura do “Termo de Compromisso – Tietê Vivo” com autoridades, artistas, organizações não governamentais e comunidades.

Durante o evento, acontecerá também a assinatura dos convênios para continuidade do Projeto Tietê- Etapa-IV e do monitoramento participativo da qualidade da água com a SOS Mata Atlântica/Sabesp/BID (3º e 4º etapas Projeto Tietê).
O evento é organizado pela Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo.
Às 12h30 – Show Tietê Vivo
A organização do show é da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Sabesp. Conta com a participação da SOS Mata Atlântica e das escolas de samba Nenê da Vila Matilde e Leandro de Itaquera.

Das 13h30 às 14h30 – Ecomobilização: Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Ações de conscientização, promovidas pela SOS Mata Atlântica, envolverão a comunidade em um mutirão para a limpeza em áreas do Parque do Tietê e região.

Às 14h – Oficinas Infantis
Oficinas de reciclagem de lixo e jogos interativos de conscientização organizados pela SOS Mata Atlântica.



Nesta quinta, tem bate-papo online do Dia Mundial sem Carro. Não perca!

setembro 21, 2011


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Meu nome é Tamara, sou aluna do terceiro ano na Uniban e estou cursando odontologia.
    Todos os anos, a Uniban realiza um evento que se chama "Fórum Científico", onde os alunos elaboram projetos com a intenção de levar o nome da universidade, seja ajudando no meio ambiente, colaborando com populações carentes, orientando nas mais diversas prevenções e etc.
    O meu grupo elaborou um projeto para dar assistência odontológica para a população ribeirinha da represa, onde através de um barco portando 4 consultórios, seriam realizados atendimentos, prevenções, instruções e etc, beneficiando a população e mostrando a importância da represa, pois através dela, o transporte entre essas cidades facilitaria muito.
    Contei apenas uma parte do projeto, gostaria da colaboração de vocês, para podermos coletar dados, conhecer um pouco da história, da população da Billings. Seria possível?
    Espero ansiosamente a resposta de vocês.
    Agradeço desde já a atenção!
    meu email principal é: tamara_rodrigues29@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br