Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de dezembro de 2013

A AGRICULTURA DO NORDESTE FOI PREJUDICADA PELA SECA PROLONGADA EM 2013

Em 2013, seca castiga e prejudica agricultura do Nordeste

Estiagem prolongada não teve a mesma intensidade em todo o sertão. No nordeste da BA, por exemplo, agricultores produziram recorde de milho.
Chuva no Sudeste, seca no Nordeste. Quase 1,5 mil municípios da região, além do norte de Minas Gerais, se encontram em estado de emergência por causa da estiagem.
Esse número cresceu 13% em relação a 2012 porque já é o segundo ano seguido de seca. Muitas regiões viveram situações dramáticas, como mostra a repórter Aline Oliveira, do Ceará. Confira a retrospectiva no vídeo com a reportagem completa.

COMENTÁRIOS

João Suassuna - Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Recife

Essas chuvas caídas, recentemente, no Semiárido nordestino (principalmente no Cariri paraibano) eu as classifico de "armadilhas do clima". As chuvas do Nordeste, ocorrem em períodos distintos nas regiões do Sertão e no Agreste. No Sertão elas são antecipadas em cerca de 30 dias, portanto o seu período de ocorrência irá começar agora. As chuvas que ocorreram, com relativa intensidade, na região Agreste, em meados de dezembro, foram atípicas, se levado em consideração o ano meteorológico. A reportagem dá uma ideia precisa da ocorrência desse fenômeno. O problema maior que vejo nesse fato, é que os agricultores, vendo a terra molhada, já plantaram uma boa área com culturas de subsistência (milho e feijão), mesmo sabedores, que são, de que estavam fazendo essa prática em período adverso. Mas, mesmo assim, a fizeram. O que vai resultar nisso, todos nós já sabemos: o milho irá enrolar a folha, por falta de água, e as culturas irão virar pó. Esse é um filme que estamos presenciando há décadas e ninguém toma providência alguma a esse respeito! Nesse caso, um zoneamento agro climático é importante e necessário. Culturas de subsistência, repito, só devem ser plantadas no Nordeste seco em propriedades que possuam garantia hídrica para as necessárias irrigações de salvação. Não aceitar isso, é por em risco o sustento do cidadão e, como se isso não bastasse, a sua vida! Vamos acordar gente!
por João Suassuna — Última modificação 29/12/2013

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br