Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de dezembro de 2013

EM SANTARÉM (PA) OS ESGOTOS SÃO LANÇADOS DIRETAMENTE NAS PRAIAS


Esgotos de  Santarém, oeste do Pará, está sendo despejados diretamente na praia em frente à cidade.





Esgoto despejado em praia de 




Santarém gera reclamações






Cena e odor incomodam pessoas que passam pelo local.
Coordenadoria de saneamento trabalha sistema de drenagem.

Do G1 Santarém

 O esgoto de muitas casas e estabelecimentos de Santarém, oeste do Pará, está sendo despejados diretamente na praia em frente à cidade. O mau cheiro provocado gerou reclamações de trabalhadores do cais e de quem precisa passar pelo local.
A galeria que fica localizada ao lado da Feira do Tablado, em frente ao Mercadão 2000, na Avenida Tapajós, despeja dejetos diariamente. As águas sujas do esgoto se misturam às do Rio Tapajós.
O vendedor Magno Moisés, que trabalha na área, conta que a cena e o odor incomodam. “Todo dia é essa catinga. A água fica acumulada. Tudo que não presta desce aí”.
“Fede demais isso aí. A gente não suporta. Eles jogam tudo nesse esgoto velho. Cai tudo para aí. Um dia desses tinha um senhor aí nesse rio, nessa lama velha e apodreceu o pé dele”, reclama o aposentado Antônio Imbiriba.
A situação é antiga e pode ter se agravado depois que novas residências foram construídas na área, pois muitas delas interligam as fossas para as galerias.
Sistema de drenagem
De acordo com o coordenador de saneamento básico da prefeitura, Hugo Aquino, para resolver este problema, um sistema de drenagem dos esgotos da cidade está sendo construído por meio do PAC II. “Todo o esgotamento sanitário dos limites do Ibama até a praça do pescador, irão convergir até a Assis de Vasconcelos. De lá será captado por uma estação elevatória de esgoto que será bombeado até a estação de tratamento do Mapiri [bairro]. Essa rede de recalque já está pronta. As obras restante do PAC II estão em andamento e o PAC ainda prevê uma estação de tratamento de esgoto no bairro do Mapiri onde vai aumentar a capacidade de 50 mil para 75 mil habitantes com esgotamento tratado”, conclui Aquino. FONTE: 
http://g1.globo.com/pa/santarem
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br