Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2013

SABESP SE PREPARA PARA A ALTA TEMPORADA 2013 E 2014 NO LITORAL NORTE PAULISTA


Sabesp investe R$ 6,5 milhões para a alta temporada no Litoral Norte

Para garantir reforço na temporada, a Sabesp ampliou em quase 1,7 milhão de litros sua reservação, e construiu redes complementares para melhorar a distribuição de água na região

A Sabesp está preparada para a temporada 2013 e 2014 com um conjunto de medidas preventivas que visam assegurar o abastecimento de água nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Para atender a uma população flutuante que chega a 1,3 milhão de pessoas no Verão, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo investiu cerca de R$ 6,7 milhões, nas quatro cidades do Litoral Norte, incluindo desassoreamento de todas as captações, melhoria e ampliação da reservação e das redes de distribuição de água, além de investimentos específicos para cada município.


Em Caraguatatuba, foi realizada a interligação entre os reservatórios Palmeiras Norte (abastecido pela Estação de Tratamento de Água Porto Novo) e Benfica (abastecido pelo sistema Guaxinduba), cobrindo toda a região central; interligação e remanejamento de 2,5 quilômetros da adutora de água bruta do bairro Massaguaçu, ampliação da capacidade de bombeamento de 5 para 15 litros por segundo do reservatório da ETA Tabatinga, e a implantação de redes complementares, com um total de 5,2 quilômetros de extensão, em benefício do bairro Martim de Sá.

Em Ilhabela foram adquiridos e instalados novos conjuntos moto-bombas para a estação Green Park e revitalizado o sistema de bombeamento do bairro Reino, além da substituição de equipamento na Estação elevatória da Toca, melhorando a área de sucção. Para garantir a melhora no abastecimento houve ainda a instalação de registros de manobras nos principais reservatórios do município.

Em São Sebastião, a capacidade de reservação foi ampliada com a aquisição de 10 reservatórios para a Costa Sul, sendo sete deles no bairro Boiçucanga, com capacidade total de 1,050 milhão de litros de água, e outros três em Guaecá, totalizando a reserva de mais 300 mil litros.  Foram executadas obras de reforço nos anéis de distribuição de água, para regularização do abastecimento dos bairros Enseada, Canto do Mar, Reserva Du Moulin e Portal da Olaria e instaladas válvulas redutoras de pressão para Maresias, São Francisco, Cigarras e Enseada.


No município de Ubatuba, o bairro de Itamambuca ganhou reforço na reservação, com a implantação de três reservatórios que totalizam 300 mil litros de água para a comunidade. Foram realizadas ainda obras importantes no sistema de abastecimento, com o remanejamento parcial da adutora Rio Grande, instalação de gerador para a ETA Carolina e melhorias na Captação dos Macacos e na distribuição de água para 
Sesmarias e Estufa II.

De olho na temporada, a Sabesp do Litoral Norte, preparou um esquema especial, com disponibilização de 24 geradores de energia, além da aquisição de 15 conjuntos moto-bombas para revitalização de sistemas de abastecimento de água. São 10 Polos Avançados de Atendimento; 12 equipes eletromecânicas e uma de calderaria; 11 caminhões-pipa; equipes de motos para agilidade no deslocamento nesta época do ano, quando o tráfego é intenso; além da vigilância nas captações de água e 300 funcionários que atuarão em sistemas de plantão permanente no período entre dezembro e março de 2014.

Para atender a população, o call center da Sabesp funcionará 24 horas, com mais de 100 postos de atendimento, pelo telefone 0800 055 0195. Vale destacar que apesar dos esforços da Sabesp para garantir um abastecimento pleno nas quatro cidades da região, é necessário que a população dê sua contribuição, fazendo o uso racional da água.

Confira algumas dicas para economia de água:
- deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
- antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
- acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar;
- evite lavar a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local; 
- evite lavar o carro com mangueira; use balde. 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br