Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de maio de 2008

ANA PREVÊ TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUA DA AMAZÔNIA PARA NE

Presidente da ANA - José Machado

"Seca vai se agravar e não se descarta transpor água da Amazônia para o NE" AFIRMAÇÃO é de José Machado, presidente da ANA, no Piauí.


O diretor-presidente da Agência Nacional das Águas, José Machado, anunciou, em Teresina, que as previsões dos cientistas, que estudam mudanças climáticas no planeta, apontam secas mais “graves” e “severas” no Nordeste.

A revelação foi dada em sua palestra “O Nordeste no Caminho das Águas”, realizada no auditório do CCHL e organizada pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT.
Diante das previsões nada animadoras, José Machado admite que o País vai ter que enfrentar alternativas como a polêmica transposição para garantir água nas regiões do semi-árido. “O painel de cientistas que estudam mudanças climáticas no planeta avaliam que os eventos críticos como a seca e as enchentes serão mais graves futuramente”, afirmou José Machado.

Para o presidente da ANA, é preciso ter um planejamento hídrico mais abrangente para a captação de água para as regiões secas.

TRANSPOSIÇÃO
Sobre a transposição do Rio São Francisco, José Machado disse que o governo não irá recuar da obra, apesar dos protestos no País.
“O governo não vai recuar, porque a obra já está em andamento. É uma obra irreversível e o que temos que cuidar agora é que o projeto seja bem feito e que cumpra a sua finalidade, que é levar água para o Nordeste setentrional”, disse o presidente da ANA.

AMAZÔNIA
Outra proposta que não está descartada, segundo o presidente da ANA, no futuro, é fazer a transposição de água da Amazônia para o Nordeste.
“Hoje não é viável e não é necessário, mas no futuro quem sabe?
Não é descartável essa idéia (se referia a transpor água da Amazônia para o Nordeste). No futuro daqui a 30 anos, o Nordeste terá que se confrontar com novas necessidades de água.
Nessas circunstâncias, possivelmente, as gerações futuras terão que se debruçar sobre essa alternativa”.

Yala Senayalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br