Há muitos interesses em jogo, principalmente das grandes construtoras de barragens e, sobretudo, das mineradoras nacionais e estrangeiras.
Na semana que passou chamou a atenção na imprensa especializada um artigo do jornalista Luiz Prado no qual faz referencia ao trabalho do jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto. Em “Grandezas e Misérias da Energia e da Mineração no Pará”, o autor explicita as movimentações de bastidores que uniram interesses privados para conduzir o governo a investir nos projetos de grandes hidrelétricas construídas de interesse de construtoras e de indústrias eletro-intensivas estrangeiras fabricantes de alumínio - Alumar, Albrás e Alunorte.
Chama a atenção os estudos e pesquisas do professor Oswaldo Sevá Filho, do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, uma nota técnica com os “Dados de vazão do Rio Xingu durante o período 1931-1999 e as estimativas da potência, sob a hipótese do aproveitamento hidrelétrico integral inventariado”. Segundo Sevá Filho, o Xingu é rio que seca rápido e que pode permanecer muito tempo bem baixo: quatro meses, no ano. Poderá faltar água para girar as turbinas!!!
O artigo publica vários dados da pesquisa da Unicamp com relação a vazão do rio, os custos das hidrelétricas do Xingu, das linhas de transmissão e também fala das empresas mineradoras envolvidas. Se ainda não leu, vale a pena ver no Site "Vi o Mundo" do Luiz Carlos Azenha: O BOLSA-FAMÍLIA ÀS AVESSAS DO GOVERNO LULA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br