A bacia do rio Sapucaí compreende uma área de cerca de 1000 km2, tendo seu talvegue principal, até suas nascentes, próximas a Campos do Jordão, um comprimento total de 66km.
O Sistema de Alerta da bacia do Alto rio Sapucaí está sendo implementado e operado pelo SIMGE / IGAM com a participação de diversas instituições sediadas na bacia. No momento presente, se encontra em fase de aquisição de dados para calibração do modelo hidrológico, mas o segmento da previsão de chuvas e monitoramento hidrológico se encontra operacional. Isto significa que o Sistema não está ainda habilitado a prever o nível do rio Sapucaí, mas é capaz de prever condições meteorológicas potencialmente favoráveis a causar inundações abrangentes e severas.
Este Sistema deverá beneficiar os mais de 84.000 habitantes, residentes na cidade de Itajubá, freqüentemente sujeitos a enchentes severas.O Sistema de Alerta, montado na bacia do Alto rio Sapucaí, adota um esquema seqüencial de alertas sobre risco de enchente. LEIA MAIS
Na memória online conheça a história de uma comunidade que saiu em defesa das águas do Ribeirão Capivari - ARCA - Amigos do Ribeirão Capivari, conseguiu criar o CBHSM (Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira e finalmente a construção dos coletores troncos e ETE de Campos do Jordão, para recuperar as águas das nascentes mais altas da internacional Bacia do Prata.
Também criaram diversas ONGs e grupos ambientais nasceram em defesa de nossas águas, destacando o IPB (Instituto Pinho Bravo) e IAP (Instituto Águas da Prata).
Provaram assim, que a força de uma comunidade bem orientada e unida pode conseguir a recuperação de seus cursos d'água ao longo do tempo.
Prof. Jarmuth Andrade
(ex-secretário executivo do IPB, criador do Portal Gotadágua e Site ARCA - inativos)
(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )
.
ResponderExcluirProfessor Jarmuth,
Parabéns ao senhor e à equipe do SOS Rios do Brasil !
O blog está excelente, muito bem diagramado e reúne informações importantíssimas, que certamente facilitarão muito as ações de proteção aos nossos recursos hídricos !
Felicidades, Sempre !
Clarice Villac
.
Obrigado Clarice,
ResponderExcluirVindo de uma especialista como vc, escritora, editora, tradutora e com longa militância na defesa ambiental ficamos muito lisonjeados.
Precisamos de muito apoio para desenvolver o projeto "SOS Rios do Brasil". Obrigado
Prof. Jarmuth e equipe,
ResponderExcluirParabéns pelo blog, repleto de informações essenciais à comunidade com muita objetividade. Como profissional da área da saúde, só tenho que aplaudir a iniciativa de preservar nossos recursos hídricos, pois só assim teremos qualidade de vida e saúde.
Continuem assim!!
Renata Andrea de Oliveira
Enfermeira