Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de maio de 2008

SALVANDO AS NASCENTES MAIS ALTAS DO PRATA

RIO SAPUCAÍ - NASCENTES MAIS ALTAS DA BACIA DO PRATA

A bacia do rio Sapucaí compreende uma área de cerca de 1000 km2, tendo seu talvegue principal, até suas nascentes, próximas a Campos do Jordão, um comprimento total de 66km.

O Sistema de Alerta da bacia do Alto rio Sapucaí está sendo implementado e operado pelo SIMGE / IGAM com a participação de diversas instituições sediadas na bacia. No momento presente, se encontra em fase de aquisição de dados para calibração do modelo hidrológico, mas o segmento da previsão de chuvas e monitoramento hidrológico se encontra operacional. Isto significa que o Sistema não está ainda habilitado a prever o nível do rio Sapucaí, mas é capaz de prever condições meteorológicas potencialmente favoráveis a causar inundações abrangentes e severas.

Este Sistema deverá beneficiar os mais de 84.000 habitantes, residentes na cidade de Itajubá, freqüentemente sujeitos a enchentes severas.

O Sistema de Alerta, montado na bacia do Alto rio Sapucaí, adota um esquema seqüencial de alertas sobre risco de enchente. LEIA MAIS

Na memória online conheça a história de uma comunidade que saiu em defesa das águas do Ribeirão Capivari - ARCA - Amigos do Ribeirão Capivari, conseguiu criar o CBHSM (Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira e finalmente a construção dos coletores troncos e ETE de Campos do Jordão, para recuperar as águas das nascentes mais altas da internacional Bacia do Prata.
Também criaram diversas ONGs e grupos ambientais nasceram em defesa de nossas águas, destacando o IPB (Instituto Pinho Bravo) e IAP (Instituto Águas da Prata).

Provaram assim, que a força de uma comunidade bem orientada e unida pode conseguir a recuperação de seus cursos d'água ao longo do tempo.

Prof. Jarmuth Andrade
(ex-secretário executivo do IPB, criador do Portal Gotadágua e Site ARCA - inativos)

(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )

3 comentários:

  1. .
    Professor Jarmuth,

    Parabéns ao senhor e à equipe do SOS Rios do Brasil !

    O blog está excelente, muito bem diagramado e reúne informações importantíssimas, que certamente facilitarão muito as ações de proteção aos nossos recursos hídricos !

    Felicidades, Sempre !

    Clarice Villac
    .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Clarice,
    Vindo de uma especialista como vc, escritora, editora, tradutora e com longa militância na defesa ambiental ficamos muito lisonjeados.
    Precisamos de muito apoio para desenvolver o projeto "SOS Rios do Brasil". Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth e equipe,

    Parabéns pelo blog, repleto de informações essenciais à comunidade com muita objetividade. Como profissional da área da saúde, só tenho que aplaudir a iniciativa de preservar nossos recursos hídricos, pois só assim teremos qualidade de vida e saúde.

    Continuem assim!!

    Renata Andrea de Oliveira
    Enfermeira

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br