Um rio contra a pobreza
Projeto inédito busca parcerias para revitalizar a bacia do Itapecuru, no Maranhão
A informação de que o Maranhão é um dos Estados mais pobres do país pôde ser ouvida várias vezes no Seminário de Cooperação Internacional e Desenvolvimento, que aconteceu em São Luís, no início do mês de março. O evento, promovido pelo governo do Estado, teve como objetivo iniciar uma “grande mobilização” em favor da revitalização da bacia do rio Itapecuru, a mais importante entre as doze bacias hidrográficas maranhenses, e através dele promover o desenvolvimento sustentável.
Nas palavras do secretário de Meio Ambiente, Othelino Alves Neto, a região tem uma captação de esgotos inexpressiva e o índice de tratamento é praticamente nulo, informação confirmada pelo presidente da Caema, a Companhia de Água e Esgoto do Maranhão, Rubem Brito.
A proposta do governo na revitalização da bacia prevê um planejamento e gestão ambiental integrados, com ênfase na participação das comunidades e dos setores envolvidos, assim como a implantação de políticas públicas socioambientais articuladas com as instâncias colegiadas.
Com certeza o Rio Itapecuru precisa imediatamente da ajuda, por que a maioria não faça nada, alguém deve tomar a inciativa e tentar mudar essa realidade!
ResponderExcluir