
Mapa da Transposição - Fonte:Agência Brasil/Governo Federal
Transposição do Rio São Francisco
A transposição do
rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".
O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões, que prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão.
Tal projeto, teoricamente, irrigará a
região nordeste e semi-árida do Brasil. A polêmica criada por esse projeto tem como base o fato de ser uma obra cara e que abrange somente 5% do território e 0,3 % da população do semi-árido brasileiro e também que se a transposição for concretizada afetará intensamente o ecossistema ao redor de todo o rio São Francisco.
Há também o argumento de que essa transposição só vai ajudar os grandes latifundiários nordestinos pois grande parte do projeto passa por grandes fazendas e os problemas nordestinos não serão solucionados.
O principal argumento da polêmica dá-se sobretudo pela destinação do uso da água: os críticos do projeto alegam que a água será retirada de regiões onde a demanda por água para uso humano e dessendentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição é disponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura.
Como vai ficar a revitalização do Velho Chico aqui em Minas Gerais,como nascentes,plantio nas margens devido ao grande assoriamento principalmente na represa de Tres Marias e região de Pompéu,Abaete.
ResponderExcluirCaro (a) comentarista:
ResponderExcluirConfessamos não saber responder agora suas indagações, mas foram anotadas e constam da pesquisa que faremos ainda esta semana junto ao projeto Manuelzão para esclarecer e prometemos publicar breve no blog, as respostas que obtivermos.
nao consegui achar os aspectos gerais do rio!
ResponderExcluir