Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de março de 2011

NOSSA CAMPANHA "COMA MAIS PEIXE" FOI MUITO BEM RECEBIDA





Quer melhorar seu cérebro? Coma mais peixe

O peixe é um dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável. As pessoas que comem peixe com regularidade são mais saudáveis por impedir o desenvolvimento de condições coronarianas que debilitam a saúde com o avanço da idade.
O peixe não pode evitar que a doença se instale por si só, mas pode atrasar o avanço de certas condições ou torná-las menos prováveis e menos graves.
Entre os ácidos gordos (Ômega 3) dos óleos de peixe encontra-se um, o DHA(Docosahexanóico) que se concentra no cérebro. Ele é necessário para uma boa formação do cérebro e dos olhos durante o desenvolvimento do feto e nos primeiros dois anos de vida.
Estudos ainda em fase de conclusão apontam que o alimento peixe melhora a capacidade de concentração, leitura e de aprendizagem. Ao incluir peixe uma vez por semana no cardápio podemos reduzir a probabilidade de vir a desenvolver a doença de Alzheimer e Parkison (condições degenerativas do cérebro). Fonte: AMPEX

O BLOG SOS RIOS DO BRASIL ESTÁ INICIANDO UMA CAMPANHA PARA INCENTIVAR O MAIOR CONSUMO DE PESCADO EM NOSSO PAÍS!

Embora o  consumo per capita de pescado no Brasil tenha aumentado 40% em seis anos, para 9,03 quilos anuais por habitante em 2009, mas segue muito abaixo da média mundial e do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), informaram fontes oficiais. Essa meta estava prevista ser alcançada em 2011, mas foi antecipada de dois anos. O novo dado se aproxima do patamar considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde, de 12 kg por habitante/ano.

Segundo o ministro, os brasileiros consumiram, em 2009, um total de 1,7 milhão de toneladas de pescado, das quais 69,4% foram de espécies capturadas no país. Em alguns países como o Japão o consumo chega a 60 quilos por habitante ao ano.

Um  levantamento do Ministério da Pesca buscou mapear os hábitos de consumo de pescado da população brasileira e revelou que do total consumido no Brasil, 69,4% é produzido aqui e 30,6% vêm de países como Chile, Noruega e Argentina.

A produção brasileira é insignificante perante potências pesqueiras e inclusive inferior à de países como o Chile e Peru. O Brasil tem potencial para elevar sua produção até 20 milhões de toneladas anuais e atender não só o consumo interno, mas também uma demanda externa crescente, calculada em 100 milhões de toneladas em 2030.


Um dos motivos identificados pelo ministério para justificar o baixo uso dos pescados na alimentação do brasileiro é o preço, que chega a custar, em alguns casos, três a quatro vezes mais do que as outras carnes. 
Com o aumento do consumo, o governo acredita que o preço dos pescados poderá cair em razão do incremento da pesca e da criação em fazendas marinhas e demais formas de criadouro. 


CHEF INTERNACIONAL FOI CONVIDADA

Convidamos a jovem Chef Internacional, LUCIANA CALDEIRA, que através de receitas variadas de peixes e frutos do mar, além de importantes e interessantes dicas vai incentivar as pessoas a fazer pelo menos umas duas vezes por semana, um prato na base de peixes para a alimentação nos lares brasileiros. Os diversos e-mails e comentários postados no Blog atestam a boa receptividade da nossa nova página e da Chef Luciana.

 CHEF LUCIANA CALDEIRA
Chef de Cozinha Internacional com Bacharelado em Gastronomia, na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI,  faz consultorias em bares, restaurantes e eventos, trabalhando com Cozinha Internacional e Brasileira.
Trabalhou com Cozinha Mexicana (Restaurante Quintal Toluca) e Australiana (Restaurante Albury Bay) em Joinville (SC). Criou e implantou o cardápio Australiano como também criou algumas receitas Mexicanas.


Também vamos convidar especialistas em peixes, viveiros, aquicultura, ictiólogos, biólogos, oceoanógrafos e outros, para que possam escrever artigos e/ou enviar links de seus artigos publicados sobre a importância do aumento do consumo do pescado na alimentação dos seres humanos, para nossa nova página "COMA MAIS PEIXE...PEIXE É SAÚDE".

Em 2010, na "Semana do Peixe" o Ministro Gregolin dizia: "O cultivo de pescados é o caminho para o aumento da produção, aproveitando o potencial dos nossos lagos, rios e mar. O governo está trabalhando na cessão das águas públicas para a aqüicultura, que pode nos garantir produção em escala", explicou. Outras iniciativas são a inclusão do peixe no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e na alimentação escolar. "O Brasil serve 37 milhões de refeições por dia nas escolas e é muito importante que esse público tenha acesso ao pescado", destacou. Durante a Semana do Peixe, ele espera sensibilizar também prefeitos e governadores a aderirem à proposta de incluir o pescado na alimentação dos estudantes. Crédito: SEAP/PR-MS
UMA FÍSICA NO MINISTÉRIO DA PESCA


Ideli Salvatti (foto) foi nomeada Ministra de Estado da Pesca e Aquicultura em janeiro de 2011, com a posse da presidente Dilma Rousseff.


Foi a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina, estado que adotou para viver, tendo cumprido dois mandatos como Deputada Estadual.


Nascida em São Paulo no dia 18 de março de 1952, Ideli Salvatti é licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná.


CONHEÇA: Plano Mais Pesca e Aquicultura e Cartilha do Plano
O Plano contém ações para fomentar a produção de pescado e metas para serem cumpridas até 2011. Além disso, representa uma resposta à crescente demanda mundial por alimentos e uma alternativa para gerar mais empregos e aumentar a renda dos trabalhadores desse setor.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br