Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de maio de 2011

11ª EDIÇÃO DA AGROTINS, EM TOCANTINS TERA TECNOLOGIAS DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE

Embrapa Meio Ambiente apresenta tecnologias sustentáveis na Agrotins

6.5.2011

Algumas tecnologias da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) que visam a sustentabilidade ambiental serão apresentadas na 11ª edição da Agrotins, de 10 a 14 de maio de 2011, em Tocantis. Nesse ano, o tema é agropecuária de baixo carbono, com apresentação de práticas que levam à redução do impacto ambiental do processo produtivo.

Conforme os organizadores do evento, a feira coloca o Tocantins na vanguarda das discussões sobre as novas formas de produção sustentável. Reconhecida nacionalmente como um evento técnico relevante para a divulgação das novidades da área, tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo. Seu público-alvo são os produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e empresários ligados ao agronegócio.

Agropecuária de Baixo Carbono

Os dados apresentados nacionalmente revelam a importância do tema. A feira, que repercute em toda a região amazônica, abre espaço para novos negócios em mercados que valorizam a sustentabilidade, aumentam a rentabilidade dos agricultores e, o que é mais importante, preservam seus recursos ambientais.
Tecnologias

Pulverização eletrostática
A aplicação de produtos na agricultura por meio de pulverizadores - costais ou mecanizados, é uma das práticas mais utilizadas no Brasil e no mundo. Todavia, pouco se tem feito em relação a melhorar a sua eficiência, especialmente para aumentar a efetividade da deposição dos produtos sobre os patógenos e evitar o atingimento de organismos não alvos (inimigos naturais das pragas, outras culturas, animais ou seres humanos). O Laboratório de Tecnologia de Aplicação - LTA da Embrapa Meio Ambiente desenvolve equipamentos e métodos que propiciam o aumento da eficiência dessas aplicações - especialmente para pulverizadores de pequeno porte e pequeno custo, que possam atender ao agricultor de baixa renda, munidos de bicos eletrostáticos - tecnologia que propicia maior eficiência das pulverizações - sem aumentar o custo dos equipamentos.
Motor multicombustível com gerador elétrico
A geração de energia elétrica em pequenas quantidades e diretamente no local de aplicação pode ser conseguida com o uso de combustíveis alternativos e renováveis, a partir da aplicação de um motor ciclo Stirling (multicombustível). Esse motor atende às necessidades de residências isoladas e a locais que disponham de energia térmica que pode ser aproveitada (biodigestores, fornalhas, entre outros) propiciando o uso de aparelhos de baixo consumo (iluminação a LEDs, telecomunicação celular, bombeamento de água de baixo volume) a custos bastante reduzidos. O Laboratório de Tecnologia de Aplicação – LTA da Embrapa Meio Ambiente trabalha no desenvolvimento e melhoramento dessa tecnologia para torná-la disponível ao publico (especialmente ao agricultor de baixa renda e às populações mais isoladas do país). A tecnologia já foi testada e aprovada. Está em fase de adaptação para ser adotada por alguma indústria que possa construir modelos básicos e atender a demanda dos consumidores.


Coletor solar
O trabalho de produção de mudas em viveiros, de produção de flores em vasos ou de produção de hortaliças em canteiros passa, quase sempre, pela necessidade de obter-se um substrato confiável, isento de patógenos e de sementes de ervas daninhas. Visando atender a essa necessidade e evitar o uso de produtos químicos perigosos, o Laboratório de Microbiologia Ambiental - LMA da Embrapa Meio Ambiente desenvolveu o coletor solar, equipamento de funcionamento simples e construção barata, que tem por finalidade acabar com os fungos, bactérias e algumas plantas daninhas dos substratos que serão utilizados para o plantio de mudas produzidas em recipientes como sacos plásticos, vasos ou bandejas, principalmente em viveiros. O sol bate nos tubos, aquece o substrato e os fungos são eliminados pelo calor. Normalmente, em um dia de sol, a temperatura dentro dos tubos chega a 70 graus, o que é suficiente para matar os fungos mais comuns como Scletorinia sclerotiorum, Sclerotium rolfsii, Verticillium e Rhizoctonia solanientre outros, pois são todos sensíveis ao calor.



Biofiltro para tratamento de resíduos das águas utilizadas em experimentos com peixes
É fundamental que os efluentes gerados pelos diversos sistemas para produção de peixes sejam tratados adequadamente, minimizando a emissão de produtos que degradem o meio ambiente (em especial o aquático). Os sistemas constituídos de biofiltros são bastante utilizados no tratamento de efluentes industriais e domésticos, variando apenas o tipo de substrato. Os biofiltros podem ser constituídos por plantas macrófitas de diversos tipos (flutuantes, emergentes e submersas). Podem ser usados para recirculação e tratamento da água no cultivo de organismos aquáticos, cuja finalidade principal é melhorar a sua qualidade sem a necessidade de renovação. 

Assim, a Embrapa Meio Ambiente construiu e avaliou um sistema modular de biofiltros para tratamento de resíduos de produtos químicos no descarte de água de experimentos com peixes, instalado em seu Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEA).O sistema é de baixo custo e pode ser recomendado para outros laboratórios que utilizam compostos similares nos ensaios de exposição, ou mesmo para melhorar a qualidade da água de uma gama muito grande de experimentos com diversos objetivos, empregando como animais de experimento os peixes, crustáceos e outros organismos aquáticos. (fotos: arquivo Embrapa)


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br