Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de maio de 2011

SANEAMENTO VAI ÀS RUAS - CAPACITAÇÃO EM SANEAMENTO PARA ESCRITORES E ARTISTAS GAÚCHOS

Artistas e escritoras têm aula sobre saneamento

Uma platéia atenta que misturou gerações e talentos variados compôs a primeira turma da oficina de capacitação em saneamento ministrada na última quarta-feira (27/04) pelo engenheiro sanitarista Luis Antonio Grassi. Os "alunos" fazem parte das equipes dos projetos Saneamento Vai às RuasGrafittiCalendário Literário que integram a programação que será desenvolvida na proposta do ECOA-POA, movimento de divulgação do 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental que acontecerá em Porto Alegre, de 25 a 28 de setembro.

Os especialistas em artes visuais, que integram o Grupo Vertentes, vão trabalhar com materiais utilizados no saneamento (tubulações, conexões e válvulas) para confeccionar obras de artes que serão expostas em vários locais de Porto Alegre (RS). Um grupo de grafiteiros, sob a coordenação da professora Isabel Castro, também está se preparando para trabalhar com graffiti como mais uma forma de expressão artística do ECOA-POA .

Já o grupo de escritoras Ilustres Desconhecidas que anualmente lança calendários literários vai utilizar essa temática - o saneamento - como inspiração para produzir a edição 2012 de seus calendários literários já consagrados.

Na palestra Grassi debateu os conceitos de saneamento e as cinco principais áreas de atuação: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, gestão dos resíduos sólidos e controle de vetores. Explicou a importante vinculação do saneamento com a saúde, com a qualidade de vida e com a preservação ambiental.

A capacitação de todos os participantes é um dos principais pilares da proposta do ECOA-POA segundo explica a coordenadora do movimento, jornalista Cecy Oliveira: "o objetivo é que eles sejam também futuros multiplicadores das mensagens que temos divulgado ao longo dos anos sobre a importância e até mesmo a urgência de investimentos em saneamento". Ela ressalta que a arte, em todas as suas manifestações, tem tido, em toda a história da humanidade, a capacidade de influenciar e auxiliar para que aconteçam mudanças de padrões culturais.

Os artistas e as escritoras destacaram que a capacitação ofereceu um mergulho, ainda que breve, no universo do saneamento possibilitando uma melhor reflexão sobre o tema e acrescentando informações valiosas sobre o funcionamento do setor.

No encerramento da capacitação os engenheiros Guilherme Kayser e Ademar Teixeira, da empresa Maquimotor S.A, de Porto Alegre, deram explicações sobre materiais empregados no saneamento e principalmente sobre os tubos e conexões em ferro fundido, que serão utilizados na confecção das obras de arte. O material está sendo oferecido em uma parceria do ECO-POA, Maquimotor e Saint Gobain.

Nos meses de maio e junho deverão acontecer outras "aulas" para os participantes das áreas de música e de outros eventos programados para movimentarem Porto Alegre principalmente durante o mês de setembro, antecedendo ao Congresso. Fonte: AGUAONLINE - REVISTA ELETRÔNICA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br