Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de maio de 2011

SOS RIO ITAJAÍ-AÇU (SC) - A CADA DOIS DIAS SÃO RETIRADOS 60 T DE LIXO


ARCA DE NOÉ NING


Essa notícia - o Professor Jarmuth, do SOS Rios do Brasil não vai gostar nada...


A cada dois dias, cerca de 60 toneladas de lixo são retiradas do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí. São pneus, redes de pesca, ferragens, restos de móveis, fogões e até geladeiras, que por pouco não interromperam a dragagem de aprofundamento do canal de acesso e da bacia de evolução do rio. Os trabalhos são executados pela empresa belga Jan de Nul, que cogitou cancelar o serviço diante de tanta sujeira.


- É normal encontrar lixo no fundo do rio, mas essa quantidade não. Foi muito mais do que havíamos previsto - conta o diretor da empresa, Mick Formesyn.


Para dar continuidade aos trabalhos, a empresa precisou se adaptar. A caçamba de entulhos instalada dentro da draga teve de ser substituída por dois contêineres de 20 pés, que hoje armazenam o lixo retirado do rio e depois são levados a aterros em Blumenau e Chapecó. A dragagem iniciou dia 25 de março e deve ser concluída até junho. Hoje, 40 dias após o início do serviço, a quantidade de resíduos retirados do rio se mantém.


- Nós esperávamos encontrar bastante lixo por conta da enchente de 2008. Mas percebemos que somente a primeira camada recolhida é proveniente da tragédia. Grande parte do que foi retirado e do que ainda há no rio foi depositado pela população - fala o gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Marcello Decicco Kuhn.


Um pneu de Rio do Sul pode chegar a Itajaí


O Rio Itajaí-Açu passa por nove cidades do Vale do Itajaí. Por isso, um pneu jogado no rio em Rio do Sul pode ser levado pela correnteza até Itajaí, explica o doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Leonardo Rorig. O especialista considera assustadora a situação exposta pela empresa de dragagem:


- Jogar lixo em rios é uma cultura primitiva. As pessoas herdaram e hoje não existe uma política para mudar isso. Não existe um planejamento urbano sério. Não há nas cidades locais para um fim adequado aos entulhos. E não é simplesmente recolher o lixo, é preciso educar e criar um plano de contingência.


Rorig lembra que jogar lixo em rios é considerado crime ambiental inafiançável. De acordo com o professor, a prática pode render multa e prisão.
Para o Geógrafo e Oceanógrafo, Marcus Polette, a grande quantidade de resíduos encontrados no rio revela o preocupante comportamento da sociedade.


- Dados do IBGE mostram que 96% da população brasileira é alfabetizada, mas pelo o que vemos falta conscientização ambiental. Estamos precisando de uma reflexão maior. Tudo isso mostra que a política ambiental que temos hoje é insuficiente.


DENUNCIE

Despejo de lixo em rios é crime e pode ser denunciado aos órgãos de proteção do meio ambiente ou a polícia
– Blumenau: (47) 3326-3733
- Itajaí: (47) 3348-8031
- Polícia Militar: 190



— Formado na cidade de Rio do Sul pela confluência do Rio Itajaí do Sul com Rio Itajaí do Oeste, o Itajaí-Açu passa por nove municípios: Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Indaial, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Itajaí e Navegantes. Em Itajaí, pouco antes do Oceano Atlântico, ele recebe as águas do principal afluente pela margem direita: o Rio Itajaí-Mirim —


SEJA CONSCIENTE


O lixo despejado em rios


- Contamina com metais pesados e produtos tóxicos a água que depois é tratada para ser consumida


- Dificulta a navegação e pode provocar o encalhe de barcos


- Afeta a migração de peixes, assim como a ecologia dos sistemas

O destino certo do lixo

Blumenau

- Lâmpadas fluorescentes devem ser entregues onde foram compradas
- Resíduos de construção devem ser levados ao aterro da Rua Brusque, no Bairro Gaspar Alto
- Outros materiais devem ser levados ao Setor de Resíduos Sólidos do Samae (Reciblu) no Bairro Salto do Norte, atrás do Terminal do Aterro
- A Reciblu também recebe pneus, porém, cobra R$ 1 por unidade
- Lixo reciclável pode ser separado para coleta ou levado à Reciblu


Itajaí
- Pneus, pilhas, baterias, óleo de cozinha e lâmpadas podem ser levados à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), na Rua XV de Novembro, 215, Centro
- Móveis, eletrodomésticos e entulho de construção podem ser levado a Secretaria de Obras, na Rua José Pereira Liberato, no Bairro São João
- A Famai tem pontos de coletas de lixo espalhados pela cidade, para saber onde ficam basta ligar para (47) 3348 8031

Jornalista: Patrícia Auth do Jornal de Santa Catarina
Com Informações de: Leonardo Rorig, doutor em Ecologia e Recursos Naturais
Fonte: CLICK RBS ITAJAÍ
Imagem: Todos os dias empresa recolhe toneladas de lixo do Itajaí-Açu
Foto: Marcos Porto
Você tem razão, meu caro Raciel!
Fico muito triste e chateado de ver um fato deste acontecendo num estado que prezo tanto, por suas belezas naturais, seus rios de águas puras, sua população tão inteligente e estudiosa, para não falar das belas e bem frequentadas praias catarinenses.
Tenho certeza que os ribeirinhos do Vale do Itajaí vão se conscientizar da importância de se preservar as águas do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes, depositando lixo na lixeira e garantindo a qualidade  do precioso líquido que é usado em tantas comunidades catarinenses.
Faço um apêlo especial para nossas colegas educadoras/es catarinenses para que trabalhem mais seus educandos sobre a importância da preservação de nossos cursos d' água e em especial os rios do Vale do Itajaí.


Abraços e saudações eco-fluviais,
Prof. Jarmuth Andrade






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Ao ver este artigo , meu coração também chorou igual ao professor Jarmuth e muitos outros cidadãos que amam a natureza e sabem do beneficio que a água nos da , para vivermos .Realmente só a concretização de nossos alunos e crianças é que poderemos parar este crime gravíssimo .
    Que Deus proteja nossos ambienta listas .

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br