Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de maio de 2011

SOS ARROIO VIEIRA - RIO GRANDE (RS) - "PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE RIOS E ARROIOS URBANOS"

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE RIOS E ARROIOS URBANOS

Nome: RONALDO CATALDO COSTA(ASSOCIAÇÃO PRÓ-VIEIRA)
Cidade: Rio Grande
Abrangência Regional: Todo Estado 



Detalhamento
ALIADO ÁS INICIATIVAS DE SANEAMENTO, DRENAGEM E HURBANIZAÇÃO, É NECESSÁRIO UM PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE RIOS E ARROIOS URBANOS, DE MODO A PROTEGER OS ECOSSISTEMAS REPRESENTADOS POR ESSES CURSOS D'ÁGUA, PROMOVENDO A SAÚDE PÚBLICA E AUMENTANDO A QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL NO MEIO URBANO.
A DEMANDA É GRANDE E ABUNDAM INICIATIVAS ISOLADAS EM NOSSOS MUNICÍPIOS, CARECENDO DE APOIO TÉCNICO E FINANCIAMENTO.
O PROGRAMA DEVE CONTEMPLAR:
-FOMENTO E FINANCIMENTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS PELAS PREFEITURAS;
-RENATURALIZAÇÃO DO CURSO D'ÁGUA E AMBIENTECILIAR;
-RECUPERAÇÃO DE QUALIDADE HÍDRICA;
-DESOCUPAÇÃO E GARANTIA DE PRESERVAÇÃO DE APPS E VÁRZEAS ALAGÁVEIS;
-MONITORAMENTO AMBIENTAL;
-EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Objetivos Estratégicos 
2.6 Desenvolver políticas públicas de promoção dos direitos humanos com equidade de gênero e da diversidade cultural
LEIA MAIS:

Cadê o arroio que estava aqui?

 Fabiane Pianowski    24/11/2010 

Arroio Vieira: arroio de porte médio que divide os bairros Parque São Pedro, Parque Marinha e Jardim do Sol, em Rio Grande-RS
Neste dia 24 de novembro, celebra-se o Dia do Rio, cujo tema é"Cadê o rio?", em referência à degradação ambiental dos rios de nosso país, assim como do mundo todo. Os corpos hídricos que deram origem a muitas cidades importantes do mundo tornaram-se verdadeiros esgotos a céu aberto, sendo finalmente retificados e canalizados para se tornarem efetivamente parte da rede de esgoto da cidade. Desse modo, os rios desaparecem para a comunidade, restando apenas a pergunta: "Cadê o rio?"
Os rio-grandinos mais antigos fazem essa pergunta quando passam pelo Superporto. Muitos questionam aonde foi parar o Arroio dos Macacos, onde famílias desfrutavam de agradáveis momentos de lazer, em um ambiente de grande beleza e relevância ambiental. O Arroio dos Macacos foi enterrado para dar espaço à expansão portuária, numa época em que a população não tinha direito à voz para exigir o que é seu.
Felizmente, essa época passou, e hoje os cidadãos têm o direito de reivindicar a cidade que desejam. A água no Brasil é um bem público, e a qualidade ambiental nos é assegurada pela Constituição. Além disso, segundo a Lei das Águas, "a gestão de recursos hídricos deve contar com a participação dos usuários e da comunidade".
Mas será que passou mesmo? Neste momento, em que perguntamos aonde foram parar os rios, o mesmo processo se repete em nossa cidade, onde a explosão na ocupação urbana já é realidade, levando ao desrespeito explícito à legislação ambiental e ao Plano Diretor da cidade, facilitado por deficiências claras na estrutura de gestão e fiscalização.
Dentre os problemas com nossos arroios, o mais premente envolve o Arroio Vieira, que divide os bairros Parque Marinha, Parque São Pedro e Jardim do Sol, totalizando mais de 30 mil moradores. Também estão previstos novos loteamentos no seu entorno, podendo essa população logo chegar a 50 mil pessoas ou mais. Nesse trecho, seu entorno é classificado pelo Plano Diretor como Área Funcional de Interesse Ambiental, devendo ser usada para fins que "ressaltem a supremacia dos elementos naturais sobre os elementos construtivos, evidenciando a conservação das condições naturais para a manutenção e o equilíbrio do ecossistema".
Convido-os a darem uma caminhada no entorno do Arroio Vieira, onde vemos casas sendo construídas dentro dessa Área Funcional de Interesse Ambiental em lotes de 7 x 25 metros, em total contrariedade ao Plano Diretor. Além disso, continuando nossa caminhada, temos verdadeiros lixões a céu aberto, e um arroio que foi desviado, mas que ainda preserva seu leito original cheio de água e vegetação aquática.
Cabe ressaltar também que o Arroio Vieira dá nome à Tradição Vieira, que identifica um grupo pré-histórico ceramista que ocupava a região há 2.000 anos, os verdadeiros primeiros rio-grandinos. Sítios arqueológicos da Tradição Vieira são encontrados no entorno do arroio, devendo ainda ser levantados e estudados adequadamente.
Além da sua importância arqueológica, outro elemento histórico que teima em voltar à memória é a própria localidade chamada Vieira, com sua estação de trem, igreja e tambo, que foi literalmente apagada do mapa para a construção dos três bairros citados, apagando, assim, uma parte da nossa história. Mesmo assim, apesar de uma recomendação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de 2007 para que a Prefeitura Municipal recupere o Arroio Vieira, foi aprovada uma lei com o intuito claro de aterrar seu leito original, condenando-o à valeta de esgoto e drenagem por onde a água corre atualmente, que deverá ser um dia tapada, como ocorre com tais valetões.
Conclamamos a população a usar sua voz e dizer não a esse tipo de postura, que será, cada vez mais, frequente à medida que a expansão urbana se espalha sobre cada pequeno arroio e campo alagado da cidade. É preciso, juntamente com o crescimento da cidade, que pensemos em maneiras de aliviar as pressões do cotidiano, com ambientes para lazer junto à natureza, além da praia do Cassino, principalmente para a população que tem pouco acesso a ela. Nesse sentido, os arroios são componentes cruciais a serem preservados junto ao crescimento futuro da cidade, implementando-se uma infraestrutura azul e verde, com parques fluviais e corredores verdes com ciclovias ao longo das avenidas que cruzam a cidade.
Existe hoje um movimento mundial pela renaturalização dos rios e córregos urbanos, e devemos fazer a nossa parte. Para isso, a Associação dos Amigos do Arroio Vieira lança a campanha "Cadê o Arroio que estava aqui?", um exemplo de ação local pensando também em problemas globais. O momento para levantar a voz é agora. O Arroio Vieira é apenas uma prévia do que está por vir. Senão, nos restará apenas perguntar: "Cadê o Arroio que estava aqui?".
Jornal Agora - Associação dos Amigos do Arroio Vieira - Pró-Vieira
O QUE É A PRÓ-VIEIRA

A Associação dos Amigos do Arroio Vieira – Pró-Vieira reúne indivíduos preocupados com a qualidade socioambiental do meio onde vivemos. Nasce de uma preocupação específica com o Arroio Vieira, mas também se dedica à proteção do meio ambiente em geral, buscando formas sustentáveis de convívio entre todas as formas de vida e o ambiente natural que dá suporte à vida. 

Acreditando na possibilidade de uma relação harmoniosa entre o homem e seu entorno, buscamos o resgate histórico-cultural desse nexo rompido, como forma de promover a qualidade de vida no meio urbano, por meio de atividades de educação ambiental e culturais, bem como monitoramento, pesquisa e extensão universitária e envolvimento comunitário.

Clique e veja fotos do Arroio Vieira




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br