Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de agosto de 2008

ARTIGO SOBRE ÁGUA DA DRª AMYRA EL KHALILI TEM RECORD DE COMENTÁRIOS


Como tudo começou...

No dia 21 de agosto último, após postarmos no blog o artigo: "NÃO É PIADA: BRASIL É LÍDER NA IMPORTAÇÃO DE ÁGUA - 199 bilhões de m3/ano " fizemos um apêlo para a nossa coordenadora da BECE-REBIA, Profª Amyra El Khalili:

"Água Virtual - Vamos solicitar à grande especialista brasileira em "commodities ambientais" e em especial, em recursos hídricos, a Profª Amyra El Khalili, fundadora e co-editora da Rede Internacional BECE-REBIA (http://www.bece.org.br/), conselheira de diversas entidades e revistas e professora na pós-graduação, que nos envie um artigo especial sobre "água virtual". Ela tem muita facilidade para falar de assuntos difíceis e altamente técnicos, numa linguagem que todo mundo entende, pois como educadora competente que é, não se perde no "economêz" e nos termos dominados por uma pequena minoria. Com a palavra a Mestra Amyra!
Postado por Prof. Jarmuth às
05:53 "


No mesmo dia a Drª Amyra nos enviou um artigo que postamos no Blog às 18h17min: MESTRA AMYRA ATENDE NOSSO PEDIDO: "ÁGUA E PETRÓLEO, A MESMA MOEDA" e ela também enviou o artigo para o site do Luiz Carlos Azenha "Vi o Mundo" .

A publicação do artigo sobre a água e petróleo no site do Azenha, que é famoso pelo número de visitantes que fazem comentários dos artigos postados, deu uma verdadeira revolução no site. Nada menos do que 65 comentários enviados por ambientalistas, professores universitários, jornalistas ambientais, coordenadores de movimentos ambientais, pesquisadores, amigos e alunos da Mestra Amyra, deve ter sido um record, demonstrando a grande influência que a economista tem entre os comunicadores ambientais e também a importância do tema água como commodity ambiental e as relações econômicas mundiais na vida dos povos.

Nós também deixamos ali o nosso comentário:
"Prof. Jarmuth Andrade - do Instituto SOS Rios do Brasil (22/08/2008 - 18:23)
Cara Mestra Amyra, Nós que convivemos há longa data com as principais entidades da sociedade civil e organismos de governos das três esferas, na área de recursos hídricos e que conhecemos um pouco dos sérios e profundos problemas da preservação, captação, comercialização, uso e destino final da água no Brasil, reputamos de grande competência e coerência seus sábios conselhos nesse artigo. Sem dúvida alguma a idéia de que as rotas marítimas e aéreas entre o Oriente Médio e AL se fortaleçam e intensifiquem é uma excelente proposta e pode perfeitamente atender os anseios e necessidades de quem tem o precioso líquido e de quem dele precisa para sua sobrevivência. Outro aspecto que a Mestra discorre com muita propriedade e segurança é com relação às parcerias e acordos firmados... "Trata-se não só de uma questão ambiental e social, mas de soberania e segurança internacional." Vide o que aconteceu com a questão do gás boliviano, em passado recente e que está se arrastando até a presente data, se não terminar em "apagões de energia"... Temos reproduzido no nosso Blog SOS Rios do Brasil os seus artigos e orientações no mercado de commodities ambientais, em especial da água e a aceitação é excelente e os comentários, os melhores. Lamentamos que nem sempre todos estão aptos e capazes de ler e entender o que se escreve ou ainda tentem deturpar as idéias propostas. Já falei e repito aqui: "Os cães ladram e a caravana BECE-REBIA passa e cresce a cada dia" - Prof. Jarmuth Andrade "
Veja os comentários sobre o artigo "Água e Petróleo": click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br