Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2008

BRASIL APRESENTA PROGRAMA CISTERNAS EM ZARAGOSA

As cisternas podem ser a solução para o semi-árido brasileiro Secretário do MDS, Onaur Ruano, apresenta o Programa Cisternas na Espanha
Dimas Ximenes - MDS
Solução de acesso a recursos hídricos para a população rural do Semi-Árido brasileiro, o Programa Cisternas foi apresentado na Expo Zaragoza 2008 - exposição internacional na Espanha sobre água e desenvolvimento sustentável.

A apresentação foi feita pelo secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Onaur Ruano, na segunda-feira (11/08), dentro da programação Tribuna da Água.

Mais de cem países participam do evento em discussões sobre os recursos hídricos diante de variadas perspectivas: ambiental, energética, agrícola, turística, cultural, econômica e tecnológica.

O Programa Cisternas, que faz parte do Fome Zero, é executado por meio de convênios firmados com governos estaduais e municipais e com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas. "O Brasil hoje tem soluções de sucesso em vários programas.

"Defendendo uma tecnologia simples e barata junto com uma metodologia de construção participativa, fomos espalhando cisternas com capacidade para armazenarem até 16.000 litros que estão matando a sede do pobre humilde que vive na roça."
Na Expo Zaragoza mostramos como funciona essa solução e o modelo de gestão", destaca Ruano, acrescentando que o programa possibilita à população do Semi-Árido o acesso a uma estrutura simples e eficiente de captação de água da chuva e de aproveitamento sustentável de recursos pluviais.

A Expo Zaragoza 2008 - organizada pelo Bureau International de Expositions (BIE)* - começou no dia 14 de junho e termina em 14 de setembro. Nos 22 pavilhões construídos serão apresentados 4.529 espetáculos em 93 dias de exposição. Entre os espaços, três recebem destaques por serem temáticos: o Pavilhão Ponte, a Torre da Água e o Aquário Fluvial.

O Brasil tem um estande com 271 metros quadrados no Pavilhão da América Latina, cujo tema é Sob a Chuva, Florestas Tropicais e Bosques de Clima Temperado. A apresentação do secretário do MDS faz parte da programação da semana do Brasil na Tribuna da Água, que deve reunir mais de dois mil especialistas em dez semanas temáticas.

Cisternas -
As cisternas são reservatórios cilíndricos de placas de concretos, cobertos e semi-enterrados que permitem o armazenamento de água para consumo humano. Construídas com a utilização de mão-de-obra local e grande mobilização comunitária, uma cisterna de 16 mil litros permite que uma família de cinco pessoas tenha água para beber, cozinhar e higiene pessoal durante o período de seca, que pode chegar a oito meses.
De 2003 a julho de 2008, já foram construídas mais de 200 mil cisternas, com o investimento de R$ 364,5 milhões (149,3 milhões de euros) pelo MDS.

A partir de 2008, estão sendo investidos recursos para apoiar também outras tecnologias sociais de captação de água de chuva voltadas, neste caso, para a produção familiar de alimentos para o auto-consumo.

Entre elas, cisternas adaptadas para a roça, barragens subterrâneas e tanques de pedras. "A implementação destas tecnologias permitirá às famílias melhores condições de produção de alimentos e melhoria da dieta alimentar", ressalta o secretário Onaur Ruano.
* Oficina Internacional de Exposições, em francês. Dimas Ximenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br