Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de agosto de 2008

VEM AÍ O "BOLSA ANZOL"


"O clientelismo do Estado, porém, teima em sobrepujar o empreendedorismo. O auxílio-desemprego para os pescadores tradicionais cresce de forma assustadora. Em 2002, eram 92 mil beneficiários. Hoje se calcula que o seguro vá cobrir 600 mil pessoas."

"Em vez de dar o peixe, dê uma “R$ bolsa-anzol”. (Charge Eng. Luciano)

Produtor de peixe
Xico Graziano*
26/08/2008 - Ag. Estado
Continua incerto o destino do Ministério da Pesca. Pudera. Ninguém conseguia entender a urgência da medida provisória que o propunha. A relevância da matéria se esconde na trapalhada da política mentirosa. Parece conversa de pescador.
Há que distinguir pesca de aqüicultura. A pesca se pratica sobre os cardumes livres, existentes nos mares salgados ou nas águas doces. Trata-se de uma captura da natureza. Já a aqüicultura representa um processo de criação, em cativeiro, de organismos aquáticos. Aquela é extrativista e esta, produtiva.
A pesca tradicional, em todo o mundo, há anos se compromete pelo declínio dos cardumes naturais. Primeiro, porque modernos barcos e alta tecnologia aumentaram a capacidade da rapina nos mares. Segundo, porque a poluição reduziu a reprodução dos cardumes de água doce. Resultado: a aqüicultura mundial cresce a 9,2% ao ano, ante apenas 1,4% da pesca extrativa.
Os primeiros criadores de peixes foram os chineses, há 2.500 anos. Do Oriente a piscicultura se expandiu pela Europa, através da Grécia e da Itália. Os peixes, inicialmente, destinavam-se ao abastecimento dos refeitórios de mosteiros europeus. Somente em meados do século passado a técnica começou a ser praticada com fins comerciais, no Japão e nos EUA.
No Brasil, a história da piscicultura começou, verdadeiramente, em 1969. Pesquisadores da Unesp de Jaboticabal, comandados por Newton Castagnoli, estabeleceram uma cooperação técnica com a extinta Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), construindo um centro de pesquisas nas proximidades da Cachoeira das Emas, no Rio Mogi-Guaçu, em Pirassununga (SP).
Até então a piscicultura tinha motivação ornamental, incluindo a ligada às tradições nipônicas, adoradoras das coloridas carpas.
O paradigma mudou radicalmente nos anos 70, quando ocorreu um salto no conhecimento científico. Os cientistas da zootecnia descobriram um eficiente método de ovulação induzida, seguida da fertilização, nos peixes criados em cativeiro. Romperam, assim, o desígnio natural dos bichos.Doses de hormônios gonadotrópicos, retirados da hipófise píscea, são injetadas na barriga, carregada de ovos, das fêmeas. Isso as estimula a desovar no aquário do laboratório. Em seguida, sêmen masculino se mistura ao límpido caldo. É fantástico. Em poucos dias milhares de minúsculos peixinhos nadam felizes.
Alimentados com ração, tornam-se alevinos - forma juvenil dos peixes -, quando passam para os tanques de recria e, depois, de engorda. Surge assim a piscicultura comercial.
O domínio da técnica da reprodução induzida ainda se aprimora. Inicialmente, as pesquisas recaíram sobre a tilápia, uma espécie exótica, de origem africana. Depois, a reprodução induzida chegou às espécies nativas, como o curimatã, tucunaré, pirarucu, pacu e tambaqui. Mais tarde, avançou para peixes de couro, como o pintado.
Hoje, hormônios extraídos da hipófise de rãs incrementam os laboratórios piscícolas.Estima-se que existam no País 128 mil aqüicultores, com 80 mil hectares de espelho d’água e produção de 260 mil toneladas, representando 25% do pescado nacional. Contam-se 64 espécies sob exploração comercial, principalmente peixes (51), crustáceos (5) e moluscos (4). A tilápia lidera a piscicultura no continente.
Nos mares crescem a ostreicultura e a mitilicultura, a criação de mexilhões. Mas o camarão cultivado segue imbatível na economia aqüícola.Fazendas de camarão se destacam no Nordeste. A carcinicultura, porém, carrega o perigo ecológico. Ao avançar sobre manguezais, ameaça frágeis ecossistemas próximos às regiões costeiras. Águas salobras se contaminam por dejetos orgânicos e resíduos químicos, incluindo antibióticos. Cocô de camarão polui mais que gente.
Produzir pescados e crustáceos, de forma sustentável, alivia a pressão da pesca extrativista sobre a natureza. Com o sumiço dos cardumes naturais, escasseia o pescado e se eleva o preço na peixaria. Ao contrário, quanto mais peixe for criado, maior a oferta, melhor o preço, mais consumidores da branca e saborosa proteína.
No mundo, o consumo de pescado atinge 16 kg por habitante/ano. No Brasil mal chega a 3 kg.As tradicionais colônias de pescadores do litoral brasileiro andam em crise.
O defeso, período do ano em que se proíbe a pesca, cada vez mais necessário para ajudar na reprodução dos cardumes, cria enorme contingente de desocupados. Ora, o futuro desse sofrido pessoal reside na aqüicultura, capaz de transformar o antigo pescador em produtor de pescado.
No oceano, a maricultura anima a nova geração de pescadores. No continente, o potencial da piscicultura é inestimável. Apenas nas águas represadas dos reservatórios da União existem 5,5 milhões de hectares propícios à criação intensiva de peixes.
Lagos e açudes tecnicamente conduzidos produzem 500 kg de pescado por hectare/ano. Utilizando-se tanques-rede, a produção pode chegar a 15 mil kg/hectare.
Proteína pra valer.
O clientelismo do Estado, porém, teima em sobrepujar o empreendedorismo.
O auxílio-desemprego para os pescadores tradicionais cresce de forma assustadora. Em 2002, eram 92 mil beneficiários. Hoje se calcula que o seguro vá cobrir 600 mil pessoas. É o “bolsa-anzol”.
O Brasil não precisa de nenhum Ministério para realizar a tarefa, fundamental, de engrandecer sua aqüicultura. Ao contrário. A estrutura de governo pode sucumbir ao irresistível cacoete do apadrinhamento político, subjugando cidadãos ao cômodo jogo do poder, alienando-os, tornando-os dependentes da esmola oficial.Diz o velho ditado que, em vez de dar o peixe, é melhor ensinar a pescar. Agora mudou: mais vale criar o pescado.

*Xico Graziano, agrônomo, é secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. E-mail: xico@xicograziano.com.br Site: www.xicograziano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br