Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de agosto de 2008

HIDRELÉTRICAS NO RIO MADEIRA PREOCUPA BOLÍVIA

Foto da hidrelétrica de Itaipu no Rio Paraná - divulgação Bolívia reitera queixa contra hidrelétricas no Rio Madeira
Qui, 21 Ago - Reuters

LA PAZ (Reuters) - A Bolívia manifestou sua "preocupação" pelo fato de não ter sido consultada pelo governo brasileiro na autorização para a construção de uma segunda usina no rio Madeira, que segundo La Paz pode ter consequências ambientais negativas no território boliviano.
O Brasil concedeu na semana passada a licença ambiental para a construção da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Era o último passo que faltava para o início da obra, a cargo das empresas Odebrecht e Furnas.

"O Ministério (boliviano de Relações Exteriores) manifesta sua profunda preocupação com a concessão da licença (...) e seu desconcerto pela falta de consideração com as preocupações manifestadas ao chanceler (Celso) Amorim pelo chanceler (David) Choquehuanca", diz carta enviada pela chancelaria de La Paz ao Itamaraty, e divulgada na quinta-feira por ambientalistas.
Choquehuanca já havia se queixado a Amorim em 2007 pela construção das duas hidrelétricas do Madeira.
Maquete da hidrelétrica do Rio Madeira - foto: Rondonotícias

"As represas ocasionarão inundações permanentes. A represa é basicamente uma parede de 90 metros que vai reter a água e a água retida voltará e provocará inundações", disse Lucy Chacolla, coordenadora do Fórum Boliviano sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Organizações sociais bolivianas querem que o governo mova ações contra o Brasil em tribunais internacionais.

O Madeira, um dos principais afluentes do Amazonas, recolhe quase todas as águas da metade norte da Bolívia.
A autorização brasileira para a obra levou ao adiamento de uma reunião binacional de técnicos e diplomatas que estava marcada para os dias 18 e 19 de agosto em La Paz.
(Reportagem de Ana María Fabbri) - Fonte Noticias Yahoo/Reuters

9 comentários:

  1. se o amozonas fosse dos EUA ja teria umas trinta usinas e se abolivia enchece o saco metia bombas neles. Avisa eles que unica coisa que eles sabem é vender pò.

    ResponderExcluir
  2. tem gente que possui 5 bmw na garagem e ainda vem falar de aquecimento global.O seu cara de pau fala pra tua mulher ir a pé na feira que ninguem sequestra ela.

    ResponderExcluir
  3. bom na minha opniao as pessoas poderiam gastar menos agua

    ResponderExcluir
  4. Se troucer consequencias para o meio ambiente é melhor nem ser construido :/

    ResponderExcluir
  5. As pessoas se movem por dinheiro esquecendo que de nada adianta ter tanto e nao poder gastar...pq vcs acham que vai haver planeta por muito tempo se continuarmos no ritmo que vamos...o dinheiro este tao endeusado de nada vai valer...teu carro n vai valer e nem tao pouco, nossa vida pois n poderemos respirar...ja se imaginou sufocando?Achou que fez muito calor este ano?Vcs n viram nada...É muito maior do que possamos imaginar!Acordem...temos voz p impedir td isso; essa poca-vergonha td q acontece em nosso pais!!Todos esses filmes(2012 e tal sao uma forma de chamar a atençao das pessoas p algo muito proximo de nossa realidade...eles sao baseados de certo modo em fatos reais...vc gostaria de ver seu filho morrer e n poder fazer nada,com dinheiro na conta,bmw na garagem,uma mansao e nada disto ter o valor necessario p salvar a vida dele!Pois entao pense e comece a agir.

    ResponderExcluir
  6. A construção de uma barragem em qualquer rio traz muitos beneficio para a população: Geração de energia elétrica isenta de CO2, regularização das vazões, impedindo ou minorando as enchentes e as secas, garantia de agua para irrigação, possibilidade de construção de ponte( rodoviaria ou ferroviaria)sobre as barragens e principalmente a possibilidade de tornar o rio navegavel com a construção de eclusas. O transporte hidroviario é um dos menos poluentes, seguros e economicos modais que existem. Infelizmente as barragens que estão sendo construidas não serão equipadas com eclusas. Então as cargas transportadas em sua proximidade serão como no resto do pais, transportadas por rodovias. É também por isso que somos pobres e continuaremos pobres.
    Salvem as hidrovias, senão a poluição será inevitável

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo,não são só beneficios que uma Hidreletrica traz.Você paraou pra pensar nos povos indígenas que vivem na região a milhares de anos? Que respeito estamos tendo quando tiramos esses povos de seu lugar? E quanto aos animais que ali habitam? Concordo que o Brasil precisa de gerar Energia para seu densvolvimento, mas temos que ter outras alternativas para o plano energetico brasileiro, usando outras matrizes, como por exemplo a energia Solar que é tão pouco aproveitada em nosso País.

    ResponderExcluir
  8. Gabriela D.de Mello.F24 abril, 2011 22:51

    Teriamos que parar de olhar para baixo (pertroleo) e se voltar ao céu,tantas fontes mais bem aproveitadas e saudaveis,só que não é viavel para o flho da puta da presidenta e seus comparsas retirarem o petroleo do mercado automobilistico,ja que 1000000% que eles cobram de juros de gasolina por exemplo,dizem que é pra refazer estradas,mas se constroem cada vez mais pedagios para cobrir esses impostos,CHEGA!tenho 16 anos e vejo isso,será que os adultos que podem tomar atitudes mais grotescas,não se pronuciam por medo?Me poupem!As hidreletricas,de Jirau por exemplo,é uma que prejuficou tanto o meio ambiente,nós que falamos tanto de presevação,Fauna e Flora,foram perdidas para ambição do homem!Será que comida na mesa e um teto nunca será suficiente para matar a sede do homem?

    ResponderExcluir
  9. Fico muito preocupado quando vejo uma jovem, de 16 anos, tão por fora do mundo. Vc acha que seu pai paga sua escola com qual dinheiro? Vc vai ao shopping de que forma? Suas roupas, sapatos são feitos como. Acorte minha querida. O mundo é assim e nunca vai mudar, pq precisamos dele assim. As pessoas deveriam ser mais consecientes e poupar, mas parar de retirar petróleo, de construir usinas, é impossivel. Ou vc quer morar no escuro, beber agua contaminada, andar a pé? Reflita e não se deixe ser envolvida em fatos que não são reais. Os ambientalistas andam de que? Que combustivel move os carros, as lanchas do green peace? Tb ja fui assim, achava que ia mudar o mundo. Mas acordei.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br