Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de agosto de 2008

PINDAMONHANGABA (SP) A CAPITAL BRASILEIRA DA RECICLAGEM DE ALUMÍNIO RECUPERA SEUS RIOS

Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba, usado para lazer da população Rios urbanos participam de programa de despoluição
Na edição da revista Veja de 23/07/08 onde destaca as 40 CIDADES NÚMERO DO BRASIL, a que mais recicla no país é Pindamonhangaba, chamada a "Princesa do Norte", no Vale do rio Paraiba do Sul, próximo ao Santuário Católico de Aparecida.

O Brasil é o país que mais recicla alumínio no mundo: mais de 1 milhão de latinhas por hora. Destas, 70% são recicladas em Pindamonhangaba, no leste paulista, que sedia a maior empresa de reciclagem do planeta, a Novelis.

Recuperando seus rios urbanos
A parceria com a Sabesp está colocando em prática o Programa de Despoluição dos Rios Urbanos de Pindamonhangaba. Os afluentes beneficiados são o ribeirão do Campos Maia, do Galega, do Barranco Alto e do Curtume.
A prática do programa promove a regularização dos pontos clandestinos de lançamento de esgoto nesses rios urbanos.
Desde o início do programa, em setembro de 2007, cerca de 25% dos 154 pontos irregulares detectados já foram regularizados.

Os proprietários de imóveis que apresentavam lançamento de esgoto irregular foram notificados para que procurassem a Sabesp. Além da despoluição, o programa inclui um trabalho de desassoreamento e limpeza desses rios.

De acordo com técnicos da Prefeitura, esse trabalho já foi realizado, além da retirada de lixo das margens e do fundo desses rios e hoje a atuação é, periodicamente, realizar a manutenção desses locais.
Com a limpeza dos córregos, o objetivo é acabar de vez com as ligações irregulares de esgoto, que sem receber qualquer tratamento são atirados nestes rios ou então em galerias pluviais, que deveriam receber apenas água das chuvas.

Outro problema que interferia na limpeza dos rios e está sendo sanado são as casas que estão abaixo do nível da rede coletora, o que impossibilita a captação do esgoto pela rede. Nestes casos, é construída uma rede coletora específica para a rua. Foi o que aconteceu na rua Simião Deniz, no Alto do Cardoso. Outras ruas do bairro também vão receber redes coletoras especiais.
As casas onde há lançamento irregular de esgoto estão sendo notificadas pela Sabesp e pela Prefeitura, para que os proprietários regularizem a situação. Os proprietários devem procurar a Sabesp para que a companhia faça a ligação de esgoto.

O projeto prevê a despoluição dos rios urbanos acabando com as ligações irregulares de esgoto, que sem receber qualquer tratamento são atirados nos córregos da cidade ou então em galerias pluviais, que deveriam receber apenas água das chuvas.
O Engº Kalic, Diretor de Meio Ambiente lembrou que hoje o maior problema do rio Paraíba, de onde é retirada a água que a Sabesp fornece à população de Pindamonhangaba e outras cidades da região, é o esgoto lançado sem tratamento, e não os efluentes industriais.
Despoluição do ribeirão Campos Maia possibilita retorno de peixes
O trabalho de despoluição do ribeirão Campos Maia tem apresentado resultados positivos. No local, foram identificados vários pontos de lançamento clandestino de esgoto, que foram regularizados.
Nos pontos que apresentavam soleiras negativas está sendo feita nova rede de esgoto pela Sabesp.

A limpeza e o desassoreamento feito pelo Departamento de Serviços Municipais trouxe melhora significativa na qualidade da água do ribeirão, principalmente eliminando o odor que incomodava os moradores da região.
Para realizar as melhorias ao meio ambiente, a Prefeitura obteve uma licença do DEPNR (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) e do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo).
Retorno dos peixes
O resultado do trabalho é tão positivo que aumentou significativamente a quantidade de peixes neste ribeirão, o que tem causado uma reação curiosa nos pescadores que utilizam o local: foi verificado que pessoas estão retirando as pedras de contenção da canalização do ribeirão e jogando dentro do mesmo para edificar uma barragem, a fim de facilitar a pesca.
Visando a prevenção da erosão da encosta e o acúmulo de lodo que poderá ser formado nesta barragem, o Departamento de Serviços Municipais já está providenciando o retorno das pedras para seu local de origem possibilitando, principalmente, que o rio possa fluir livremente melhorando sua oxigenação e, assim, dando condições para a sobrevivência dos peixes. Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br