Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de agosto de 2008

PROGRAMA ÁGUA DOCE INAUGURA LABORATÓRIO

Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra" que liga Petrolina a Juazeiro - Foto Jota Menezes
Laboratório vai analisar água e solo no semi-árido

22/08/2008
Ambiente Brasil

O Programa Água Doce inaugurou na quarta-feira (20) na unidade Embrapa Semi-árido, em Petrolina (PE), o laboratório Agro-Ambiental. Construído com recursos do BNDES (R$ 300 mil) e do Ministério do Meio Ambiente (R$ 120 mil), o equipamento tem por finalidade monitorar com mais qualidade e confiabilidade a composição físico-química do solo e o aspecto físico-químico e biológico da água que é utilizada para o consumo humano e para a produção de tilápias.

A estrutura permitirá que além de análises de rotina seja possível realizar análises diferenciadas que permitirão identificar o funcionamento dos diferentes processos envolvidos no sistema solo/água de regiões semi-áridas, contribuindo para a construção de mecanismos que propiciem o desenvolvimento de tecnologias de convivência com a região.

Segundo Everaldo Rocha Porto, técnico do Departamento e Manejo de Solo e Água da Embrapa, o laboratório vai permitir o monitoramento da água, contribuindo para melhorar a qualidade do produto final do cerca de dois mil dessalinizadores do Programa Água Doce.
A água que sai dos dessalinizadores é utilizada para consumo humano e para a produção de tilápias.
Para garantir água de qualidade às populações do semi-árido, o Água Doce vem instalando sistemas de dessalinização no semi-árido.
Os dessalinizadores separam a água salobra da água doce, por meio do sistema de osmose inversa, metodologia desenvolvida pela Embrapa Semi-Árido.

A metodologia contribui com a preservação do meio ambiente, evitando que a água salgada seja despejada no solo, o que provocaria erosão ou que ela volte a contaminar novos lençóis de água subterrânea. (Fonte: Suelene Gusmão/ MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br