Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de abril de 2009

REIMPLANTANDO SINALIZAÇÃO NA HIDROVIA DO RIO PARAGUAI

Ahipar restabelece sinalização no Rio Paraguai

O serviço começou no dia 23 de fevereiro e deve durar mais 45 dias, para sinalizar os 671km de Corumbá à Cáceres

Capital do Pantanal
Quinze homens trabalham na sinalização

Corumbá (MS) - A Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) está praticamente reimplantando o balizamento na Hidrovia do Rio Paraguai, desde o dia 23 de fevereiro, trabalho de campo que está sendo executado por uma equipe composta por 15 pessoas, com o apoio de dois rebocadores, uma balsa de serviço e barcos a motor de popa.

O serviço deverá durar pelo menos 45 dias para atender os 671 quilômetros entre Corumbá e Cáceres (MT), efetuando uma varredura do leito do rio por sistema georreferenciado, que dará suporte ao melhor posicionamento dos sinais, garantindo qualidade e melhores condições de navegação e de segurança na via.

Um dos pontos críticos da navegação entre as duas cidades pantaneiras é a Lagoa Gaíva, que receberá atenção especial com a substituição de lanternas luminosas por outras mais modernas, que terão visibilidade de maior distância e vida útil, assim como, fixação de mais placas e bóias de orientação do canal. Após o serviço, será editado um novo croqui de navegação, que será encaminhado à Marinha para análise e aprovação.

A sinalização náutica nesse trecho é de responsabilidade da Ahipar, órgão do Ministério dos Transportes sediado em Corumbá. Os trabalhos são desenvolvidos sob a supervisão da Marinha do Brasil, pelo comando do 6º Distrito Naval de Ladário, através dos órgãos de subordinação, a Capitania Fluvial do Pantanal e do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

Índice de eficácia

O balizamento na hidrovia é composto por sinais de margem e flutuantes, constituídos por placas de sinais “cegos” e luminosos (faroletes) e bóias, que obedecem a padronização de formatos e simbologias adotados pelos países (Argentina, Bolívia, Brasil,Paraguai e Uruguai) que compõem o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná (CIHPP).

Durante a década de 1980, a Ahipar, ainda subordinada à extinta Portobras (Empresa de Portos do Brasil SA), implantou o balizamento do tramo norte da via, com base em projeto desenvolvido, à época, pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha. A partir de então o balizamento foi mantido pela Ahipar com esmero, sempre atendendo o Índice de Eficácia de 95% adotado pelo país, ou seja, qualquer sinal náutico deve estar continuamente operando a qualquer tempo.

Incompetência

Entretanto, o descaso e a incompetência da administração que assumiu a Ahipar de outubro de 2003 a março de 2008, permitiram que o trecho fosse retirado do cálculo de eficácia pelo Centro de Sinalização e Reparos Almirante Moraes Rego (CAMR), da Marinha do Brasil, em razão de o balizamento não apresentar confiabilidade, demonstrando aquela administração total incapacidade para gerir toda e qualquer atividade de atribuição da hidrovia, a ela confiada.

Sem o cálculo de eficácia vale dizer que o referido trecho não era seguro, colocando em risco os navegantes, principalmente embarcações de turismo e chalanas que atendem as comunidades ribeirinhas, fato que implicaria no não reconhecimento por parte das empresas seguradoras em caso de algum sinistro, que felizmente não ocorreu.

A atual administração da Ahipar, composta por técnicos de carreira do órgão, com conhecimento e larga experiência com as lides aquaviárias, tomando ciência da lastimável situação da sinalização através de relatórios enviados pela Capitania e pelo Serviço de Sinalização, comunicou, à época, ao comando da Marinha, em Ladário, o compromisso de recompor o balizamento – o que já está em execução.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br