Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2012

QUALIDADE DAS PRAIAS NO BRASIL - BALNEABILIDADE DAS PRINCIPAIS PRAIAS BRASILEIRAS




CAMPANHA “ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA! 

Ao lançar mais uma vez sua campanha de orientação e conscientização dos internautas, para o risco de doenças de origem hídrica que podem contrair no contato com águas poluídas e contaminadas, dos rios e praias das cidades de veraneio, destacamos os links de sites que informam sobre a balneabilidade nos Estados do Brasil.

O que é Balneabilidade ?

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

Clique e veja as principais postagens que já fizemos no Blog sobre o assunto

AJUDE A DIVULGAR A CAMPANHA “ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA”  E ASSIM CONSCIENTIZAR AS PESSOAS PARA A ESCOLHA CORRETA DO SEU DESTINO, NESTE VERÃO!

 


Balneabilidade das principais praias   do Brasil:

 1. PRAIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO    

  CETESB




COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Mapa de Qualidade das Praias Paulistas.





BANDEIRA VERMELHA

SIGNIFICA PRAIA

IMPRÓPRIA PARA BANHO




BANDEIRA VERDE

SIGNIFICA PRAIA

PRÓPRIA PARA BANHO




Para saber as condições das praias clique no nome do município desejado - Clique


***
2. PRAIAS DO RIO DE JANEIRO


Inea - Instituto Estadual do Ambiente

O monitoramento de qualidade das águas destinadas à balneabilidade - recreação de contato primário (natação, mergulho, esqui-aquático, entre outros) -, visa informar à população quais as praias recomendadas e não recomendadas ao banho de mar.

A avaliação da balneabilidade das praias é baseada em índices microbiológicos, em conformidade com os critérios determinados pelo Padrão de Balneabilidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama (Resolução nº 274/2000.)


BALNEABILIDADE DE PRAIAS DO RIO DE JANEIRO




***

3. PRAIAS DO ESTADO DA BAHIA 

O Monitoramento Ambiental é um projeto onde é avaliada, de forma ampla e integrada, a qualidade ambiental. Monitora-se a balneabilidade das praias, além da qualidade e a quantidade das águas doce em todas as regiões hidrográficas do estado, a qualidade do ar em Salvador e região do Pólo de Camaçari, o clima e o tempo (monitoramento meteorológico) no estado da Bahia.


Balneabilidade aponta praias impróprias para o banho na Bahia

INEMA:
 - Qualidade dos rios - clique
- Qualidade das praias - clique

***

4. PRAIAS DO ESTADO DO PARANÁ

BALNEABILIDADE - TEMPORADA 2011 / 2012

BOLETINS SEMANAIS:


- Praias e Rios do Litoral.

- Represas e Rios do Interior.

COSTA OESTE 
(PRAIAS ARTIFICIAIS NO RESERVATÓRIO DE ITAIPU)


O QUE SIGNIFICAM AS BANDEIRAS 

COLOCADAS NAS PRAIAS E RIOS?

A partir desta temporada o IAP passou a classificar e sinalizar a balneabilidade com duas diferentes bandeiras:

LOCAIS PRÓPRIOS PARA BANHO (bandeira azul):

 bandeira azul  Nestes locais a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática.

LOCAIS IMPRÓPRIOS PARA BANHO (bandeira vermelha):

  bandeira vermelhaA água apresenta condições inadequadas para banho em função de contaminação fecal.  Estes locais devem ser evitados. 

O veranista que frequentar o Litoral poderá acompanhar a qualidade das águas no site do IAP (ww.iap.pr.gov.br), na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros a esquerda e nos 100 metros a direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), oriundos principalmente de esgoto clandestino. Já a bandeira azul indica que a água possui bons índices e pode ser utilizada pelos veranistas.

Anexo 1 - Litoral

Anexo 2 - Interior


(Ainda não atualizado para o verão 2012-2013)


***

5. PRAIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA


Balneabilidade nas Praias de Santa Catarina - FATMA
Os turistas que freqüentam as praias do litoral de Santa Catarina contam com uma vantagem que poucos Estados no Brasil oferecem. Além da diversidade de suas paisagens - que misturam baías, enseadas, costões e muitas ilhas - e da exuberante beleza natural, o Estado garante a seus freqüentadores um serviço de utilidade pública essencial no verão: monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano.

A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local. 

 CLASSIFICAÇÃO DO PONTO CONFORME RESOLUÇÃO CONAMA nº 274/2000:

Próprio:
quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. 

Impróprio:
quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 
Escherichia coli por 100 mililitros. 





 Relatório nº 51                   Data: 07/12/2012

***

6. PRAIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

topo

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental executa o projeto balneabilidade desde 1980, anualmente, no período do verão (de novembro a fevereiro), avaliando as condições das águas no litoral gaúcho e praias do interior, nas regiões hidrográficas do Litoral, Guaíba e do Uruguai, para fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade destas praias.


QUALIDADE AMBIENTAL 

Balneabilidade

Clique na região do mapa onde fica a cidade em que você veraneia para obter informações de balneabilidade, obedecendo a legenda abaixo.



VEJA MAIS: 


BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO RS


Secretaria do Meio Ambiente anuncia primeiro relatório de balneabilidade do verão 2012


***


7. PRAIAS DO ESPÍRITO SANTO


A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada, em regime de rotina semanal, por meio da coleta de amostras de águas nos referidos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. A Secretaria do Meio Ambiente de Vitória classifica a qualidade das águas como próprias, impróprias e interditadas, de acordo com a concentração do indicador como estabelecido na Resolução CONAMA 274/00.


BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DE VITÓRIA  - ES


QUALIDADE DAS PRAIAS DO ESPÍRITO SANTO
Logotipo do Prodest

O Estado do Espírito Santo possui as maiores concentrações urbanas e atividades econômicas na região costeira, sendo esta caracterizada por ambientes sensíveis, tais como praias arenosas, costões rochosos, enseadas, estuários e baías, compondo uma área de grande potencial turístico.


Além de atração para os turistas, a utilização das praias como área de lazer é uma das principais formas de recreação nos centros urbanos litorâneos. Assim, conservar a praia mantendo-a em condições próprias para recreação primária e informar aos banhistas das condições de balneabilidade (ou seja, condições para o banho) no menor intervalo de tempo possível, tem sido uma das preocupações da Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


A questão da balneabilidade torna-se bastante importante no caso de praias localizadas em áreas urbanas que recebem uma quantidade adicional de esgotos sanitários, os quais podem ser responsáveis 
diretos pelo comprometimento da balneabilidade das águas utilizadas como fonte de recreação.


Clique no município desejado e veja a qualidade das Praias


***

8. PRAIAS DO ESTADO DE ALAGOAS

Configuracoes do Tema Fabrica 

NOVEMBRO 2012

File BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DE ALAGOAS - NOVEMBRO 2012


***

9. PRAIAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Balneabilidade
»Lista de praias impróprias » Relatório Classificação Praias Pernambuco

Período de 23/11 a 29/11/2012

Goiana
Itamaracá
Itapissuma
Igarassu
Abreu e Lima
Paulista
Olinda
Recife
Jaboatão dos Guararapes
Cabo de Santo Agostinho
Ipojuca
Sirinhaém
Rio Formoso
Tamandaré
Barreiros
São José da Coroa Grande

Praias do Litoral de Pernambuco
Período de 03/02 a 09/02/2012
ÁREAS MONITORADAS


***

10. PRAIAS DO ESTADO DO CEARA 

Boletim de balneabilidade das praias


***


11. PRAIAS DO ESTADO DO MARANHÃO

SEMA                                                                               
Secretaria do Meio Ambiente


Seguindo uma série permanente de monitoramento das condições de balneabilidade das praias de São Luís, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), vem divulgando laudos parciais referentes às análises de amostra das águas feitas na orla marítima de São Luís.  


As coletas estão sendo feitas nas praias da Ponta d´areia; São Marcos; Calhau; Olho d`água; Meio e Araçagy.

NOVEMBRO DE 2012



***
12. PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Balneabilidade das Praias
Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades significativas de água é também expressiva.


O estudo da balneabilidade de uma praia compreende a medida das condições sanitárias, objetivando a sua classificação em PRÓPRIA e IMPRÓPRIA para o banho, em conformidade com as especificações da resolução CONAMA nº 274/2000.


Importância da determinação das condições de balneabilidade



No Estado do Rio Grande do Norte, as praias se destacam principalmente pela sua rara beleza, águas cristalinas, limpas e mornas, além da existência de clima convidativo, motivos pelos quais elas se apresentam entre as maiores atrações turísticas do Estado, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento sócio-econômico regional.


Além de grande atração turística, as praias são também utilizadas como importantes áreas de recreação e lazer nos centros urbanos. Assim, o monitoramento sistemático e a conservação das praias, mantendo-as em condições PRÓPRIAS para recreação primária, e informando aos banhistas das suas condições de balneabilidade, se apresenta como uma grande preocupação do Governo Estadual, expressado através das ações do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.



***

13. PRAIAS FLUVIAIS DO TOCANTINS

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS

* * *

14. PRAIAS FLUVIAIS DO MATO GROSSO


* * *
15. PRAIAS DA PARAÍBA
logo



* * *


16. BALNEABILIDADE EM DIVERSOS ESTADOS   (INMETRO)

Informação ao Consumidor - INMETRO

O Inmetro coordena o Projeto de Conscientização e Educação do Consumidor e do Usuário, um dos Projetos Estratégicos do PBQP - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, desenvolvido pelo Governo Federal, que tem por objetivo "dotar os consumidores de produtos e serviços, e os usuários dos serviços públicos no país, de conhecimentos e informações que os capacitem a fazer escolhas bem fundamentadas de bens e serviços e que os tornem conscientes de seus direitos e obrigações, bem como estabelecer canais de comunicação entre o cidadão e as entidades prestadoras de serviços públicos".

CLIQUE E VEJA AS ANÁLISES PONTUAIS DO INMETRO - BALNEABILIDADE

* * *

17. BALNEABILIDADE DO LAGO PARANOÁ - DF

CAESB - BRASÍLIA - DF

Os resultados semanais são mostrados na forma de mapa contendo bandeiras sinalizando as praias denominadas de PRÓPRIAS (Excelente, Muito Boa e Satisfatória) e IMPRÓPRIAS a balneabilidade:
• áreas enquadradas como IMPRÓPRIAS são pintadas na cor vermelha
• áreas enquadradas como SATISFATÓRIAS são pintadas na cor amarela
• áreas enquadradas como MUITO BOAS são pintadas na cor verde
• áreas enquadradas como EXCELENTES são pintadas na cor azul



*  *  *

OS DEMAIS  ESTADOS,  NÃO DISPÕEM DE MEDIÇÃO DA BALNEABILIDADE DE SUAS PRAIAS E RIOS  OU NÃO FORAM LOCALIZADOS OS SITES.

DEVEM ENCAMINHAR PARA O BLOG SOSRIOSBR O LINK DO SITE ONDE SÃO POSTADOS OS RESULTADOS. DIVULGAÇÃO SEM CUSTO ALGUM! 



***

CAMPANHA SOSRIOSBR:  "ÁGUA POLUÍDA, TÔ FORA!"




Doenças relacionadas às praias sujas

O índice de balneabilidade mede apenas os coliformes fecais presentes em matérias orgânicas provenientes de fezes humanas ou animais e restos vegetais decompostos. Porém, a utilização de corpos d´água poluídos como balneário pode levar a contaminação por outros microorganismos, além das bactérias como protozoários e vírus. Dessa forma, a utilização das bactérias fecais (coliformes fecais) como indicador de poluição marinha remete a possibilidade de presença de outros micro-organismos nocivos à saúde, que podem causar doenças para os que têm contato com água durante a recreação. Segue um resumo das principais doenças ligadas a veiculação hídrica e ao uso de balneários poluídos.
  • Gastrenterite é a doença que ocorre com mais freqüência como resultado da ingestão de águas poluídas por esgoto, sendo os sintomas os enjôos e vômitos, dores de barriga e dores de cabeça. Normalmente não chegam a representar muita gravidade;
  • Irritações e infecções  podem ocorrer nos olhos, ouvidos, narizes e garganta como resultados da recreação em águas poluídas. Assim como as gastrenterites as infecções de outras partes do corpo em contato com a água podem ser de leve, moderada ou forte intensidade; levando a prejuízos temporários ou perenes destes órgãos.
  • Doenças mais graves como a cólera, a disenteria, a esquistossomose, a hepatite A e a febre tifóide podem ser adquiridas através do contato ou ingestão de águas poluídas.
  • O contato com algas tóxicas pode causar diversos tipos de doenças variando de doenças menos graves como irritações e alergias até problemas de saudade mais graves, afetando o sistema digestivo, causando seqüelas neurológicas e doenças respiratórias.
  • Apesar de ser menos comum, intoxicações com resíduos industriais tóxicos podem causar de pequenas dores de cabeça até a morte; (Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br