Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de novembro de 2012

OS VALOROSOS HOMENS QUE LIMPAM OS NOSSOS RIOS


Há mais de 20 anos, José Leonídio Rosendo dos Santos mergulha nas águas sujas dos rios que cortam a capital paulista: Tietê e pinheiros. ele ajuda a retirar geladeira, fogão – e até um ou outro cadáver. Conheça aqui o trabalho deste corajoso.

Limpeza dos Rios

Você sabia que há um profissional responsável por auxiliar na limpeza dos rios?
Em São Paulo, mergulhadores são contratados para colaborar na retirada do excesso de lixo nos rios Tietê e Pinheiros, ajudando, por exemplo, na remoção de geladeiras, fogões, malas, entre outras coisas.
Esse tipo de limpeza ocorre quando uma grade, que segura o lixo na barragem, entope, e faz com que a turbina da barragem comece a falhar por falta de água, a qual será direcionada para o interior do Estado. Como a água é absolutamente turva e a visão é completamente impossibilitada, o trabalho é feito pelo tato, descendo para o rio com uma guia. Quando essa referência se perde não é possível se localizar, pendendo a referência e precisando voltar à superfície.
Um dos profissionais que trabalha nesses rios relatou que há aproximadamente oito anos, em meio a objetos bizarros, quase todos os dias eram retirados cadáveres do rio, e que as bolhas que estouram em sua superfície são materiais orgânicos em decomposição, em sua maioria cadáveres de animais.
Os mergulhos são feitos com roupas especiais, de PVC, com espessura de aproximadamente 2 mm, se moldando ao punho e ao pescoço, absolutamente impermeável. No entanto, o problema se encontra quando a roupa fura ou é rasgada por cacos de vidro ou arames, fazendo com que fiquem em contato direto com a água contaminada dos rios.
Antigamente, o trabalho era pior, pois tinham que descer ao rio com roupa de mergulho, que molha, além de nem sempre terem usado capacete, mas sim uma válvula de mergulho comum. Em algumas ocasiões, quando algum profissional se machucava nas grades que prendem o lixo, seus membros necrosavam.
A situação de muitos rios e lagos no Brasil é deplorável, e seu potencial desperdiçado pelo altíssimo nível de poluição. O livro Limnologia, escrito por José Galizia Tundisi e Takako Matsumura Tundisi, trata da qualidade das águas continentais em todo o planeta Terra, como em lagos, represas, rios, lagoas, áreas pantanosas e outras, consolidando 40 anos de pesquisa. A obra é referência em termos de Limnologia Tropical, e apresenta dados inéditos no Brasil, possibilitando assim o estudo e planejamento de ações para determinadas áreas no país. Adquira o título clicando aqui e compreenda o conhecimento científico acumulado sobre a história da Limnologia; a água como substrato; a origem dos lagos; a biota aquática e seus principais mecanismos de interações com fatores físicos e químicos; a diversidade e a distribuição geográfica. Na obra são apresentados diversos exemplos de interações das áreas de pesquisa e aplicações de Limnologia, Ecologia e Ciências Ambientais em diferentes contextos continentais e regionais resultantes de processos geomorfológicos. Além disso, o livro apresenta os impactos das atividades humanas sobre os recursos hídricos e a consequente necessidade de recuperação das bacias hidrográficas, dos ecossistemas continentais e dos estuários.
Fonte: Planeta Sustentável


Conheça o mergulhador do rio Tietê



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br