Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2012

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VAI CAPACITAR MORADORES EM ÁREAS DE RISCO EM SETE ESTADOS


Nossa campanha permanente, Diga Não às Enchentes


Governo capacita moradores em áreas de risco 

para enfrentar desastres naturais


A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional vai promover, a partir de sábado (24), simulações de acidente para orientar e capacitar moradores que vivem em locais vulneráveis a desastres naturais, como enchentes e desmoronamentos de terra. O treinamento será realizado em sete estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
Entre os procedimentos estão emissão de alertas à população, acionamento de sirenes, retirada dos moradores de casas localizadas em terrenos vulneráveis e cadastramento das famílias em abrigos. Durante a simulação, os moradores são retirados das casas ameaçadas, direcionados para as rotas de fugas e depois seguem para um abrigo, onde participam de palestras.
Segundo Armin Braun, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretária Nacional de Defesa Civil, é preciso elaborar um plano de contingência nos municípios vulneráveis. Nas oficinas, são emitidos alertas aos moradores, que posteriormente são orientados. “Durante o simulado, aproveitamos para dar palestras de forma a conscientizar os moradores, o que é uma maneira de melhorar a percepção dos riscos a que estão expostos”, contou.
As atividades de sábado ocorrem na comunidade do Morro Boa Vista, em Vila Velha (ES). No domingo (25/11), o treinamento será na Vila Santo Antônio Baronesa, em Santa Luzia (MG), e também na comunidade Arrelia (Complexo Andaraí), na cidade do Rio de Janeiro. Em Santos (SP), o simulado será feito em 1º de dezembro, e no dia seguinte em Estrela, no Rio Grande do Sul. Nas cidades de Itajaí (SC) e Foz do Iguaçu (PR), o exercício será no dia 8 de dezembro, quando o período de treinamento será encerrado.
O Ministério da Integração Nacional realizou simulados pela primeira vez no ano passado, beneficiando todos os estados da Região Sul e Sudeste, além de Pernambuco, Alagoas e da Bahia no Nordeste. No primeiro semestre do ano, foram atendidos os nove estados nordestinos, em trabalho que envolveu mais de 1.200 participantes.
Segundo o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, criado em agosto passado, 821 municípios correm o risco de deslizamentos e enxurradas. Além disso, 17 bacias hidrográficas e 170 municípios serão priorizados para evitar inundações. O plano irá investir R$ 18,8 bilhões em ações de segurança às famílias que vivem em áreas de perigo. (Fonte: Agência Brasil)
VOCÊ PODE AJUDAR...FAÇA A SUA PARTE!!!

REPRODUZA E DIVULGUE PARA OS 

MORADORES DAS ÁREAS DE RISCO:


CAMPANHA PERMANENTE DO BLOG SOSRIOSBR

NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS

SE REPITAM EM SUA CIDADE



"DIGA NÃO

ÀS ENCHENTES" ©


VERIFIQUE SE OS BUEIROS ESTÃO TODOS DESENTUPIDOS – RECLAME SE NÃO ESTIVEREM OU DESENTUPA VC MESMO, SE PUDER!

NÃO JOGUE E NÃO DEIXE JOGAR LIXO NOS RIOS, NAS RUAS E NOS TERRENOS BALDIOS. DENUNCIE !


SOLICITE LIMPEZA NOS CURSOS D’ ÁGUA DAS REGIÕES ONDE OCORRERAM ENCHENTES.


SE NOTAR DERRUBADAS DE MATAS E INVASÕES EM ÁREAS DE RISCO, AVISE A DEFESA CIVIL OU A PM. NÃO INVADA A FAIXA MARGINAL DE PROTEÇÃO DOS RIOS.


TERRAPLENAGENS E ATERROS SUSPEITOS PODEM PROVOCAR DESABAMENTOS. DENUNCIE !


NÃO EFETUE CONSTRUÇÕES SEM LICENCIAMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES E, SOBRETUDO, NÃO MEXA NAS ENCOSTAS SEM UM PROJETO ELABORADO POR PROFISSIONAL COMPETENTE, COM ART DO CREA E APROVADO PELA SUA PREFEITURA.

SE AS ÁGUAS COMEÇAREM A SUBIR, SAIA DA CASA IMEDIATAMENTE...SUA VIDA VALE MUITO MAIS !


NÃO ENFRENTE INUNDAÇÕES COM O SEU CARRO. ELE PODE SER ARRASTADO PELA FORÇA DAS ÁGUAS.
A VÍTIMA PODE SER VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

AJUDE A EVITAR PREJUÍZOS E MORTES ! 

CAMPANHA DO BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA – QUEM PENSA, CUIDA!


(PODE SER REPRODUZIDO, DESDE QUE CITADA A FONTE. DEVE SER DISTRIBUÍDO E DIVULGADO, MAS NÃO ALTERADO) ©


FAÇA CÓPIAS DESTE FOLHETO E DISTRIBUA AOS MORADORES DE ÁREAS DE RISCO E SUJEITAS A ENCHENTES, ALAGAMENTOS OU DESMORONAMENTOS EM SUA CIDADE!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br