Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de novembro de 2012

PROJETO SÃO BARTOLOMEU VIVO DA FUNDAÇÃO BB TEM META DE PLANTAR 1 MILHÃO DE MUDAS

Fundação


Voluntários plantam 1 mil mudas em região rural do DF

Voluntários plantam 1 mil mudas em região rural do DF
Ação faz parte de projeto de recuperação de áreas degradadas do Rio São Bartolomeu, considerado vital para futuro abastecimento do DF e Entorno

Por Elton Pacheco

A região rural de Sobradinho dos Melo, a 35 km de Brasília, recebeu, no último sábado (3), 1 mil mudas nativas do Cerrado. A ação foi realizada por voluntários e promovida pelo Projeto Rio São Bartolomeu Vivo, criado pela Fundação Banco do Brasil e BNDES com o objetivo de recuperar áreas degradadas e proteger nascentes do Rio, que corta a região e outras cidades do Distrito Federal e do Entorno. Entre as mudas plantadas estão mais de 20 espécies como Ipê Amarelo, Jerivá, Braúna e Aroeira.

O plantio foi realizado na fazenda Encontro das Águas, a primeira a receber as mudas. O objetivo do Projeto é plantar outras 150 mil na região ao longo do período de chuvas 2012/2013, nas áreas denominadas Alto, Médio e Baixo São Bartolomeu. “Ações voluntárias como esta são muito importantes porque mostram uma mudança na consciência das pessoas. Neste sentido, o Projeto Rio São Bartolomeu tem se tornado uma referência”, afirmou Jefferson Oliveira, gerente de Parcerias e Articulações e Tecnologia Social da Fundação BB, na ocasião.

A ação voluntária mobilizou crianças do Projeto Amigos da Meio Ambiente, todas moradoras das comunidades ribeirinhas do Rio São Bartolomeu, além de jovens e adultos engajados com a chamada “onda verde”. Os voluntários se inscreverem por meio do site do Projeto e, além de ajudarem o meio ambiente, garantiram um ingresso para a Área Consciente do Green Move Festival.

O Festival aconteceu no domingo (4) e levou 35 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios. O destaque da programação ficou por conta dos shows de Rita Lee, Titãs e Jota Quest. A Fundação Banco do Brasil participou do evento com um estande, onde apresentou as ações realizadas até agora no âmbito do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo. 

O Projeto


O Projeto São Bartolomeu Vivo é uma realização da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em parceria com a Fundação Pró-Natureza - Funatura, Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Planaltina), Instituto Ipoema, Instituto Rede Terra, Instituto Universitas, Acespa - Chico Mendes, Polícia Militar Ambiental do DF e Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).

A meta é plantar 1 milhão de mudas em 500 hectares de áreas degradadas próximas Rio. Além disso, o projeto realiza ações de investimento social e educação ambiental junto às comunidades rurais visando o desenvolvimento sustentável e a geração de trabalho e renda por meio da implantação de Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil.


O Rio São Bartolomeu faz parte de um fenômeno singular, sendo um elo entre as Bacias Amazônica e Platina. Um de seus tributários formadores (ribeirão mestre D’armas) nasce na Lagoa Bonita na Estação Ecológica de Águas Emendadas onde as águas que brotam da Vereda Grande vertem em sentidos opostos e dão origem a duas das principais bacias hidrográficas do país: ao norte a bacia do Tocantins-Maranhão, desaguando no rio Amazonas e, ao sul a bacia do Paraná que deságua no oceano atlântico, mas antes a água que nasce na Vereda corre em direção ao rio São Bartolomeu, que em Goiás desagua no rio Corumbá que se une ao Paranaíba, cujas águas desembocam no Paraná e na Bacia do Rio Prata.

CONHEÇA:  RIO SÃO BARTOLOMEU VIVO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br