Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2012

NAS FESTIVIDADES DO DIA DO RIO PARAGUAI, PANTANAL RECEBE TRISTE GOLPE DO GOVERNO FEDERAL












Em pleno clima das comemorações do dia do RIO PARAGUAI que estava sendo celebrado na cidade de Cáceres – MT no DIA 14 DE NOVEMBRO com extensa programação envolvendo ribeirinhos, pescadores, populações tradicionais, o Secretário Nacional de Recursos Hídricos do MMA Dr. Pedro Wilson, autoridades locais e parceiros do FONASC no Estado do MT, recebemos a triste notícia publicada na imprensa do Estado informando a cassação da liminar de suspensão das licenças das hidrelétricas na Bacia Alto Paraguai – BAP... com a participação da AGU e IBAMA, mesmo após o comprometimento da Ministra quanto à avaliar com o devido cuidado a problemática de proliferação de barragens sem qualquer controle e planejamento na Região Pantaneira… (http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=411891).
As festividades foram organizadas pelo FLEC -Fórum de Luta das Entidades de Cárceres-MT, STR Cáceres, ARPA, em parceria com Movimentos Sociais, Associações, sindicatos, comunidades, Grupo Fé e Vida e Polícia Ambiental.
Em  agosto de 2012, já sob a vigência da suspensão  dos  licenciamentos dessas PCHs, os movimentos sociais manifestaram  à Ministra do Meio Ambiente, durante audiência concedida à Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais, a preocupação com a gravidade da questão, tendo sido entregues carta da ECOA ao BNDES questionando os financiamentos deste órgão aos empreendimentos hidrelétricos na região, o Manifesto Pantanal por Inteiro e Não pela Metade dos movimentos sociais de MT,  as Recomendações do CNZU/MMA relacionados à conservação do Pantanal, entre outros documentos. Pelo visto o MMA  se mostrou novamente insensível ao  pleito da população local  e desconheceu todo um arrazoado de fundamentação legal  que lhe permitia adotar condutas com respaldo legal. Infelizmente fez exatamente o contrário.
DSC08556
Durante as celebrações , em clima marcado pela reverência e louvor a Na. .Sra do Pantanal, em  Cáceres – MT, foi  também  entregue  ao Secretário Pedro Wilson  da SRHU/MMA-Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano  ontem dia 15 de novembro após as comemorações do Dia do Rio Paraguai (14/nov.) uma  carta  dos movimentos sociais também assinada pelo FONASC   reiterando a consideração desse problema no âmbito da gestão dos recursos hídricos e demais legislações relacionadas. Leis federais de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e convenções internacionais (como as Convenções de Ramsar e da Diversidade Biológica) que o Brasil  é signatário e que estão sendo constantemente desrespeitadas pelo governo federal. 
Vide o exemplo de que o assunto está sendo postergado na plenária da CTAP (Câmara Técnica de Análise de Projetos) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH a quase 2 anos sem realizar reuniões para tratar do tema apesar dos constantes apelos e missivas das representações das organizações da sociedade civil no CNRH. 
Estamos no aguardo de novas iniciativas e respostas positivas da Ministra e do Secretário que não seja como esta da derrubada da decisão judicial.
FotoFoi encaminhada ao CNRH através do Secretário outros documentos para sua devida  ciência: a carta entregue à Ministra durante a Audiência a concedida à RedePantanal de ONGs e Movimentos Sociais e os demais acima citados bem como  as Recomendações do CNZU/MMA relacionados à conservação do Pantanal, moção de repúdio ao Código Florestal recentemente votada pelos representantes de Comitês de Bacia durante o XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacia, a Nota Técnica da Embrapa sobre a PLS 750/11 – Lei do Pantanal, carta aberta do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura no Pantanal Sul.
Veja abaixo os links para acessar os documentos  ENTREGUES E  que fundamentam a denúncia e o pleito das comunidades pantaneiras:
  1. Acesse: http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2012_14ENCOB.pdf
  2. /http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2012_MDPPI.pdf /http:/
  3. /www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2012_EMBRAPA1.pdf /
  4. http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2012_RedePantanal1.pdf
  5. /http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2012_ECOA1.pdf /
  6. http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2012_CNZU1.pdf /
  7.  http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2010_CNZU1.pdf
  8. /http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2010_CNZU2.pdf
  9. /http://www.cpap.embrapa.br/pesca/online/PESCA2011_CTDSPAPS1.pdf
  10. http://fonasc-cbh.org.br/?wpfb_dl=225http:/
  11. /www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?33062
  12. http://fonasc-cbh.org.br/?wpfb_dl=226

veja MAIS  fotos do evento DIA DO RIO PARAGUAI

                                                         
 Junte-se a nós participe…….o Pantanal é do Brasil.

” Nos tempos de hoje na America Latina, não se fazem mais golpes e  quarteladas como antigamente para destruir o estado de direito e as democracias.  Hoje,  engendra-se micro golpes e desimulacões  ideológicas aos     estatutos jurídicos e ao direito no cotidiano para quebrantar a fé das pessoas estimulando-se   Ilegalidades, corrupção  e disseminando-se agressões à cidadania em políticas setoriais em prol de   projetos de poder em benefícios de pessoas que agem como os  mesmos atores beneficiários de antigamente….”
                                                                      
Sociólogo João Clímaco Filho


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br