Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2012

1º SEMINÁRIO DE MONITORAMENTO DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO - DIA 18 DE JUN NA RIO+20

Abraji e TI promovem seminário sobre corrupção e financiamento climático

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em conjunto com a Transparency International e a Amarribo (Coalizão Brasileira Contra a Corrupção), promove no Rio de Janeiro o 1º Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático. O evento acontece no dia 18 de junho, das 10h às 13h, e se insere na agenda paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Se a corrupção é uma forma daninha de ameaça às instituições e iniciativas de governos em todo o mundo, a corrupção em mecanismos de financiamento climático ganha contornos mais perversos. Em casos assim, o desvio vai além da esfera da governança e prejudica o planeta como um todo, minando os esforços de redução do impacto ambiental da atividade humana.

O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. Esse data-mining de cunho prático ensinará o profissional a usar fontes oficiais de informação on-line para investigações na área ambiental. Brandão também estabelecerá alguns conceitos, como “carbon finance” e “climate finance”, essenciais para a compreensão dos mecanismos de redução de emissões.

A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. Ela destaca que embora o trabalho de prevenção seja importante, as fraudes já estão acontecendo há anos – e, pior, só foram reveladas depois que repórteres da área de economia começaram a cobrir a crise de 2008. A experiência de Amyra em casos concretos é arma poderosa para evitar desvios futuros.

A última parte do seminário será dedicada a um debate entre os jornalistas participantes do evento e os palestrantes, coordenado por um repórter da área ambiental (ainda a ser definido). O evento tem apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e será realizado no auditório da ESPM no centro do Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana).

A participação é gratuita, mas depende da inscrição prévia através deste formulário: http://bit.ly/LneAXm

Serviço:

I Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático

Local
: ESPM – Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana)
Data: 18 de junho, das 10h às 13h
Programação
10h – Boas-vindas
10h15 – Apresentação (Transp. Internacional, Abraji, Amarribo e ESPM)
10h30 – Painel 1: Bruno Brandão – conceitos e fontes para acompanhamento de financiamento climático
11h15 – Coffeebreak
11h30 – Painel 2: Amyra El Khalili – Corrupção e meio-ambiente
12h30 – Debate
13h00 – Encerramento


Leia também

“Permissões para poluir não são commodities”, afirma Amyra El Khalili


O meio ambiente chegou ao mercado

Ajude a salvar os rios do Brasil.
Visite e Divulgue o Blog SOS RIOS DO BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br