Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2013

GOVERNO PAULISTA APRESENTOU O PLANO DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS DA RMSP

Artigo do Eng. Júlio Cerqueira César Netto
PLANO DIRETOR DE RECURSOS HIDRICOS DA MACROMETROPOLE PAULISTA
O governo do estado através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos apresentou na Fiesp em 01/10/2013 os resultados desse importante Plano.
Foi uma apresentação brilhante sobre o excelente trabalho. Confesso que há 20 anos não via um trabalho com essa qualidade, profundidade e seriedade.
Numa primeira parte apresenta o planejamento regional da macrometropole paulista conseguindo evidenciar a sua importância relativa em face do estado, do país e até do exterior e alem disso mostrar o enorme potencial de desenvolvimento econômico e social que possui.
Essa primeira colocação foi fundamental para  dimensionar o trabalho e amortecer   o impacto com a apresentação seguinte  do tamanho dos problemas que enfrenta com os seus recursos hídricos e possa vir a compreender que as intervenções necessárias apenas são do mesmo tamanho.
Ficou absolutamente claro que estamos tratando de uma macrometropole com 30 milhões de habitantes, segunda do mundo, e é com essa visão que terá que ser planejada. Ficou claro também que o ataque a seus passivos não pode e não deve esperar mais, é absolutamente urgente.
Na segunda parte trata  dos recursos hídricos chamando a atenção desde o inicio que sistemas de abastecimento de água desse porte não poderão continuar prescindindo de segurança hídrica, ou seja, garantia de abastecimento inclusive em situações críticas de estiagem. Demonstra o cabimento dessa preocupação analisando a extensa série histórica das suas ocorrências nessa região que não deixa duvidas sobre a sua alta  freqüência.
Demonstra  também que a macrometropole já corre risco de desabastecimento incompatível com a sua grandeza e importância e mesmo que as medidas mitigadoras sejam tomadas de imediato continuará com risco pelo menos por mais 10 anos.
Identificou 3 cenários de desenvolvimento, indicou todos os mananciais disponíveis na região, e calculou as demandas para 2.035, horizonte do plano, e tirou importante conclusão: existe na região água suficiente para atender as demandas, com segurança hídrica, inclusive para o cenário mais exigente.
Selecionou diversas alternativas para atender as demandas cujos custos variam entre 5 e 10 bilhões de reais.
Da minha parte não tenho nada a acrescentar ou a retirar do trabalho. 
Conclusão:
 A macrometropole apresenta situação extremamente crítica no que se refere ao seu abastecimento de água, tem em mãos um excelente Plano para resolvê-la cujos custos são absolutamente ridículos quando comparados com a sua. importância.
Nada mais a fazer a não ser iniciar a sua execução imediatamente.
Não podemos permitir que esse  trabalho acabe numa gaveta ou numa prateleira.

Aceite o meu abraço,
Julio Cerqueira Cesar Neto
11 3666.9924 | 11 99913.7065


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br