Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de outubro de 2013

O PROJETO DO HIDROANEL METROPOLITANO PARA SÃO PAULO

HIDROANEL METROPOLITANO
PARA SÃO PAULO
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU da USP elaborou um projeto para a construção do Hidroanel Metropolitano para São Paulo e como não poderia deixar de ser já se constitui num projeto polêmico.
Atendendo a várias solicitações não posso deixar de emitir a minha opinião sobre ele.
O projeto prevê a conexão e o pleno aproveitamento das hidrovias que circundam 14 cidades da Grande São Paulo. A rede de vias navegáveis proposta inclui os rios Tietê e Pinheiros e as represas Billings e Taiaçupeba, alem de um canal artificial ligando as 2 represas resultando em um total de 170 Km  de hidrovias urbanas.  Dessa forma os rios urbanos se colocam como vias de transporte de cargas e passageiros, uso turístico e de lazer.
Se trata da implantação da navegação que se constitui em importante meio de transporte, mais barato e limpo que os que já existem, principalmente o rodoviário mas também o ferroviário. A navegação também se constitui em um dos aproveitamentos múltiplos de uso das águas.
Minha opinião:
Não tenho duvida de que seria um projeto excelente para a cidade e plenamente viável se ela fosse totalmente civilizada. Mas infelizmente ainda não é e está um pouco longe de vir a sê-lo. Nessas condições ele não é oportuno.
Dentre outros sérios passivos urbanos na nossa metrópole cerca de 70% dos esgotos são lançados sem tratamento no sistema de drenagem (rios, córregos e galerias de águas pluviais) transformando-o em canais de esgoto. Uma porcentagem menor, mas, não desprezível do lixo tem o mesmo destino. Alem disso praticamente todo o sistema de drenagem está superado em termos de capacidade de receber as precipitações que normalmente ocorrem nos verões e provocam alagamentos com intensidade e freqüência incompatíveis com o que se entende por cidade civilizada. A solução para esses problemas são todas de grande porte e complexidade embora plenamente factíveis. Nenhuma delas possui indicação de como e quando serão executadas.
O projeto do hidroanel só poderia ser executado depois de resolvidos os passivos dos esgotos, das enchentes e em menor escala do lixo.
 
Aceite o meu abraço,
Julio Cerqueira Cesar Neto - Colaborador Voluntário do SOSRiosBr
11 3666.9924 | 11 99913.7065

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br