Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2013

NA VAZANTE DOS RIOS OS BANCOS DE AREIA COLOCAM EM RISCO A NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA




Capitania orienta sobre cuidados na navegação durante vazante dos rios

Bancos de areia começam a aparecer nesta época do ano.
Equipamentos de segurança são imprescindíveis para evitar acidentes.


Com a vazante dos rios, a Capitania dos Portos de Santarém, oeste do Pará, reforça aos comandantes de embarcação o alerta sobre o surgimento de bancos de areia, principalmente no rio Amazonas. O uso dos equipamentos de navegação ajuda a evitar tragédias.
“O rio está demorando a baixar, mas, mesmo assim, os bancos de areia estão surgindo. O que eu chamo a atenção dos comandantes de embarcação que navegam pelo rio Amazonas é para o surgimento de bancos de areia, porque eles mudam de um ano para o outro, de acordo com a enchente”, alerta o comandante da Capitania dos Portos de Santarém, capitão José de Fátima Andrade.
À noite, é importante fazer uso dos equipamentos de navegação para manter uma viagem segura. A atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes, informa Andrade. “Na navegação à noite é importantíssimo que use, além do ecobatímetro, o radar, o holofote, enfim, use todos os aparatos necessários para fazer uma boa navegação e evitar acidentes”.
Até o momento, nenhum acidente foi registrado provado por bancos de areia. Mesmo assim, as orientações devem ser seguidas, principalmente quando uma tempestade se aproximar. “Eu recomendo que nesta época do ano, como estão acontecendo bastantes tempestades, que as pessoas procurem fazer uma navegação mais próxima das margens. Porque, caso aconteça algum sinistro, a pessoa tenha tempo hábil de se abrigar e com isso evitar um acidente”, finaliza Andrade. G1 - Santarém e Região
Clique e veja o vídeo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br