Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de outubro de 2013

PROJETO BICHOS DO PANTANAL LANÇA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM UNIVERSIDADE DO KANSAS



28/10/2013 

Pantanal recebe parceria internacional em prol da educação ambiental


Projeto Bichos do Pantanal lança suas atividades em Cáceres e inaugura parceria entre pesquisadores de Mato Grosso e a Universidade do Kansas.
Com o lema “Conexão com a Natureza: Conhecer para preservar a vida”, o projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, lança o seu projeto de educação ambiental em Cáceres, no Mato grosso. A cerimônia vai acontecer no dia 31 de outubro, às 9:00 horas, na praça de eventos da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres, SEMATUR. O evento vai celebrar o início do convênio para a realização do projeto Escolas Bichos do Pantanal, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres.
O lançamento de um edital para contratação de monitores de educação ambiental e também uma parceria que promoverá o intercâmbio de ensino entre professores e pesquisadores de Cáceres e docentes da universidade do Kansas, no EUA, são outras ações do projeto que serão divulgadas durante a cerimônia.
Educação Ambiental
O foco dessa etapa do projeto Bichos do Pantanal é trazer a natureza para a sala de aula seguindo metodologias já comprovadas como eficazes na melhora do desempenho escolar. Uma das propostas é o programa Rio das Palavras (Rivers of Words), no qual professores podem estimular as crianças a criarem arte e poesia a partir da inspiração despertada pelo Rio Paraguai. Outra proposta é a escolha de um animal símbolo do Pantanal para que as crianças pesquisem e aprendam todas as conexões que o ecossistema possui com aquela espécie. “Existem muitas possibilidades e propostas de educação ambiental, o mais importante é que vamos construir os programas em parceria com os professores, educadores e gestores de Cáceres”, afirma Douglas Trent, pesquisador-chefe e mentor do projeto Bichos do Pantanal.
Apesar de ser uma das cidades polo do Pantanal, muitas das crianças de Cáceres sequer conhecem o rio Paraguai. “Eu mesma já levei alunos da zona rural do município que nunca tinham visto o rio. É uma dura realidade, mas como estamos em uma região muito pobre, muitas alunos só conhecem o Pantanal que conseguem visitar de bicicleta nas imediações da cidade”, afirma Nelci Eliete Longhi, secretária de Educação de Cáceres. “Agora poderemos levar muitas dessas crianças para o Pantanal e também levar o Pantanal para a sala de aula”, conclui Nelci.
O foco do projeto não é apenas apresentar o ecossistema Pantanal nas 49 escolas de educação infantil e ensino fundamental de Cáceres, mas também sensibilizar professores e alunos para a importância da preservação desse bioma.
A gestora do Projeto Bichos do Pantanal pela Petrobras, Leyla Maciel, também vai participar da cerimônia de lançamento da projeto Escolas Bichos do Pantanal. O foco dessa aliança são os programas Conexão com a Natureza e Escolas Verdes que juntos vão atingir cerca de 10 mil crianças e jovens matriculadas na rede municipal de ensino de Cáceres.
Também estarão presentes na cerimônia Francis Maris, prefeito de Cáceres, e William Dent, mentor do Sebrae nacional e um dos maiores especialistas do mundo em empreendedorismo, ex-presidente da Associação das Escolas Verdes da América do Norte (North American Association for Environmental Education – NAAEE) e coordenador de educação ambiental do projeto Bichos do Pantanal.
Sensibilizar a população sobre a importância do Pantanal e reforçar a mensagem de como a preservação do meio ambiente pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida local são alguns dos resultados esperados. O treinamento dos monitores ambientais vai ser ministrado por Idárci Esteves Lasmar, mestre em didática e especialista em sistemas educacionais pela Universidade de Israel.
4 300x171 Pantanal recebe parceria internacional em prol da educação ambientalNosso objetivo é divulgar informações sobre as riquezas naturais da região, para que esse conhecimento se torne um suporte de apoio para a população local valorizar o patrimônio natural onde vive”, afirma Jussara Utsch, coordenadora-geral do Bichos do Pantanal. “Nós vamos levar a educação ambiental para as escolas buscando novas soluções de ensino, como despertar na criança o interesse pela natureza que está próxima, como as comunidades de formigas e as árvores. A partir dai, vamos estender esse conhecimento até esses alunos serem inseridos em toda a complexidade do ecossistema Pantanal”, explica Douglas Trent.
O projeto vai criar uma rede de suporte de atividades que resultem no desenvolvimento sustentável da região. O treinamento de guias especializados para o turismo de observação da vida silvestre e técnicas de manejo para a pesca amadora, com práticas de pesque e solte que garantam a sobrevivência dos animais, são outras atividades que serão desenvolvidas em Cáceres pelos técnicos e parceiros do projeto Bichos do Pantanal. “Uma em cada dez pessoas do mundo trabalha vinculada ao turismo. Os maiores índices de crescimento do setor são representados pelo ecoturismo, especialmente em relação à observação de espécies de vida silvestre. Por isso, vamos focar no desenvolvimento de atividades que deem suporte ao ecoturismo como uma forma da população local ter novas fontes de renda com ações em favor da preservação do Pantanal”, afirma Douglas Trent.
A cerimônia vai ser animada por um DJ que vai realizar um show aberto às crianças das escolas de Cáceres. Também haverá apresentação de sketchs teatrais sobre temas de preservação do meio ambiente.
(Projeto Bichos do Pantanal) - Agência Envolverde

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br