Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2014

CHEGA DE POLUIR AS ÁGUAS DE NOSSOS RIOS COM ÓLEO USADO

Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha usado

Equipe eCycle fez o teste e apresenta para você o melhor modo de produzir um sabão sustentável

Essa receita de sabão é de alta qualidade, livre de química nociva e mais amigável ao meio ambiente. Você já deve saber que o óleo de cozinha usado não pode ser despejado na pia (causa entupimento) e nem descartado de forma incorreta. É bem provável que alguém já tenha te contado alguma história sobre a possibilidade de fazer sabão com óleo usado, mas você já tentou realizar a experiência?

A equipe eCycle pesquisou e testou algumas receitas. A fórmula abaixo foi a que apresentou melhor resultado final em menos tempo. Para você fazer o seu próprio tablete de sabão, os ingredientes e os materiais necessários são:

Ingredientes

• 1 Litro de óleo de cozinha usado;
• 140 mililitros de água;
• 135 gramas de soda cáustica em escamas (concentração superior a 95%);*
• 25 mililitros de álcool;
• 25 mililitros de vinagre
Extras (opcionais)
• 20 gramas de corante;*• 30 gramas de aromatizantes;**

Materiais

• Recipientes para o molde do sabão (formas específicas, bandejas de plástico ou embalagens longa vida);
• 1 colher de pau;
• Mixer (opcional);• 1 par de luvas para lavar louças;• 1 máscara descartável;• óculos de proteção;• 1 balde.
* Utilize preferencialmente corantes naturais.
** É aconselhável você utilizar óleos essenciais sem parabenos e ftalatos na composição. Para não correr esse risco, faça  a sua própria essência. (Saiba comoaqui). Caso queira uma alternativa mais prática, utilize amaciante de roupas como aromatizante, porém seu sabão irá perder sustentabilidade.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque os óculos de proteção, as luvas e a máscara. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo-a-passo:
1. Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a no balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente.  Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes.
Mexa com a colher de pau até diluir - caso use o mixer, tenha cuidado com os respingos. Atenção: não utilize recipientes de alumínio junto com a soda caustica.
2. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco ( a uma temperatura de 40°C) e coloque-o dentro do balde com a soda lentamente, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor.
3. Misture por 20 minutos. A utilização do mixer diminui o tempo de mistura. A consistência ideal é igual ao do leite condensado.
4. Adicione o vinagre, os corantes e o aromatizante. Misture por mais um minuto.
5. Insira o álcool e mexa bem por 10 minutos para que a mistura não empelote. Nessa etapa, a massa de sabão ganhará consistência rapidamente.
A sua “gororoba” vai ficar desse jeito:
Agora é só despejar na bandeja de plástico...
...e aguardar dois dias, que ela ficará assim:
Pronto! Agora é só cortar e você terá pedaços de sabão para usar no seu dia a dia. Recomenda-se, ainda, deixar em processo de cura por mais 45 dias. Esse processo visa garantir a reação completa da soda cáustica, além de permitir o sabão perder a umidade excessiva.
Finalizado o processo de cura, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro (saiba como aqui).

Entenda mais sobre os ingredientes da fórmula

Na fabricação do sabão, há uma preocupação acerca da soda cáustica, pois ela é muito corrosiva e teme-se que ela possa ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Contudo, após a reação de saponificação com os óleos, ela perde a alcalinidade, pois os álcalis reagem com os óleos e se transformam no sabão (entenda mais sobre o sabão em barra aqui). Essa receita de sabão não deve ser utilizada para fins cosméticos. Para limpeza geral, é recomendado o uso de luvas.
O álcool é utilizado na fórmula pois ele é o solvente do sabão e, portanto, acelera a formação do traço, além de garantir uma propriedade conservante. O vinagre, que já é conhecido pelo seus benefícios à saúde, tem um papel importante em diminuir o pH final do sabão. Dessa forma, o sabão não resseca tanto a pele e é mais ecológico, pois não impacta tanto os corpos hídricos.

A adição de corantes e essências depende do seu uso

• Para lavagem de roupas, não adicione os corantes, só coloque o óleo essencial de sua preferência. Certos corantes podem manchar as roupas brancas;
• Para lavar pratos, não é necessário os aromatizantes. Você pode achar desagradável o cheiro nos utensílios;
• Para limpeza doméstica, pode-se utilizar ambos.
Para o seu sabão ser ainda mais sustentável, utilize o menos possível de corante e aromatizantes e sempre fique de olho nos óleos essenciais para que eles não possuam parabenos e ftalatos em sua composição. Para não correr esse risco, você ainda pode fazer a sua própria essência e substituir na receita (saiba como aqui). Caso queira uma alternativa mais prática, você pode usar o amaciante de roupas no lugar do óleo essencial, mas dessa forma sua receita irá perder em sustentabilidade.
Obs: a exemplo de todo e qualquer produto de limpeza, mantenha fora do alcance de crianças.
Se você não quiser fazer o seu próprio sabão, procure postos que recebem óleo usado na seção Postos de Reciclagem da eCycle.
Fotos: Diego Menezes - http://migre.me/jSP6p
e

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br