Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2014

VOLTAM A REGISTRAR ALTA NO NÍVEL DOS RIOS CANOINHAS E IGUAÇU (SC)

                              Mais de 10 mil pessoas atingidas em Canoinhas (SC)

Após chuvas, situação ainda é preocupante no Planalto Norte

Rios Canoinhas e Iguaçu voltaram a registrar alta. Chuva deve voltar à região no fim de semana

Fechando uma semana das cheias que atingiram o Estado desde a última sexta (6), os números de moradores prejudicados ainda são alarmantes e a preocupação persiste principalmente na região do Planalto Norte. Mesmo sem chuva durante a semana, o nível dos rios permanece alto e mantém muitas localidades alagadas e serviços públicos suspensos.
Até esta quinta (12), a Defesa Civil de Santa Catarina registrava 400 mil pessoas afetadas pelas chuvas, com de 50 mil pessoas desalojadas e mais de seis mil desabrigadas. Além da confirmação de duas mortes – a de um garoto de oito anos de Guaramirim e a de um homem de 56 anos em Mafra – o Estado ainda contabiliza 28 feridos em função das enxurradas. Os registros, segundo a Defesa Civil, tendem a aumentar.
Divulgação/ND
Em Canoinhas, cerca de 10 mil pessoas foram atingidas

Os números de cidades que tiveram problemas, no entanto, permanecem os mesmos. Entre os 42 municípios afetados, 30 decretaram Situação de Emergência e dois – Guaramirim e Rio Negrinho – Estado de Calamidade Pública. Enquanto a maioria das prefeituras ainda calcula os prejuízos, o apoio às famílias é feito de forma emergencial. Já foram distribuídas mais de 7.000 cestas básicas, 1.775 colchões, quase 13 mil kits de higiene e limpeza e mais de 3.000 galões de águas aos atingidos.
No Planalto Norte do Estado, são mais de 40 abrigos públicos montados para acomodar as famílias. A maior parte deles (14) está em Mafra, onde cerca de 2.000 moradores ainda estão fora de casa. Porto União, Canoinhas, Rio Negrinho, Irineópolis e Três Barras também somam centenas de famílias acolhidas em abrigos.
Previsão de mais chuva
A situação pode se complicar ainda mais nesta sexta (13) e sábado (14), com nova previsão de chuva informada pelo Ciram/Epagri. Apesar de a precipitação prevista ser bem inferior aos acumulados registrados no último fim de semana, a chuva pode agravar o cenário das inundações e aumentar o risco de deslizamentos no Planalto Norte, além de provocar alagamentos no Vale do Itajaí.
As chuvas começam pela região Oeste na manhã desta sexta (13), com volume que pode superar os 100 mm, se estendendo para as demais regiões entre a tarde e a noite, com volumes mais baixos. No Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a precipitação deve chegar a 35mm. No sábado, o tempo segue encoberto e com chuva. O sol volta ao Estado apenas do domingo.
Rio Negro começa a baixar lentamente
Com pico de 13,62 metros registra na quinta (12), o Rio Negro, em Mafra, está baixando lentamente no Planalto Norte, a cerca de dois centímetros por hora, mas o clima na cidade está bem longe de ser festivo. A Defesa Civil registra 3.265 pessoas atingidas, das quais 703 estão em abrigos públicos e as demais acolhidas em casas de parentes e amigos. Levantamento da secretaria de Habitação confirmou alagamento em 815 residências.
Divulgação/ND
Em Mafra, Defesa Civil registra 3.265 pessoas atingidas, das quais 703 estão em abrigos públicos

O prejuízo com perdas ainda não foi calculado e não há previsão para o nível do rio voltar ao normal. A secretaria de Saúde está se preparando para as orientações em relação ao retorno das famílias para suas casas, principalmente em relação aos cuidados com a desinfecção das casas e com os animais peçonhentos. Em Rio Negrinho, conforme o monitoramento da Defesa Civil, as águas também estão baixando no Centro, sendo beneficiado pelo nível menos crítico do rio Negro.
Rios Canoinhas e Iguaçú ainda subindo
Em Canoinhas, as águas do rio continuam aumentando a uma média de um centímetro por hora, chegando à marca histórica de 7,96 metros em medição feita na tarde de quinta (12), superior à enchente de 1992. Além das restrições nas escolas, em postos de saúde e estradas, o município passou a sofrer também com a falta de combustíveis por causa dos alagamentos.
A Prefeitura contabiliza mais de 10 mil pessoas atingidas pelas cheias, sendo 568 famílias desalojadas e 60 em acolhidas em abrigos públicos. Nesta sexta (13), as aulas retornam em quatro escolas e em seis creches, que foram prejudicadas pela paralisação no abastecimento de água. No trecho da BR-280 que passa pelo município, no km 297, o tráfego sobre a ponte do rio das Casas está liberado, mas ainda de forma precária. A estrutura sofreu danos em um das cabeceiras e foi reparada provisoriamente até que haja a manutenção definitiva.
Em Irineópolis a situação também é de apreensão porque o nível do rio Iguaçu segue em elevação, chegando aos 8,87 metros ontem. No último boletim da Defesa Civil, eram 184 pessoas desalojadas e 70 acolhidas em abrigos da Prefeitura. Apesar de bloqueios em estradas rurais, na área urbana não há interdições de vias.
Porto União e Três Barras
No trecho de Porto União, o nível do Iguaçu registrou queda, ainda em ritmo lento, na manhã de ontem, ficando abaixo dos 8 metros. O cenário continua crítico na cidade, que totaliza mais de 4.000 pessoas afetadas. Um dos principais problemas enfrentados pelo município é com as estradas. O acesso à Canoinhas está interditado. Ao menos cinco pontes caíram e cerca de cem pontos com quedas de barreiras foram registrados.
Em Três Barras, as 675 famílias que estão em 12 abrigos montados pela Prefeitura aguardam o retorno para casa. No total, 16 mil pessoas foram atingidas pela enchente na cidade. Em bairros centrais e no interior, ainda há vias bloqueadas pelos alagamentos. As escolas continuam sem aulas, sem previsão de retorno.http://ndonline.com.br/joinville/noticias/174411-nivel-situacao-ainda-e-preocupante-no-planalto-norte.html


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br