Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de junho de 2014

SITUAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DO SISTEMA CANTAREIRA E DEMAIS DA RMSP

Sistemas Cantareira e Alto Tietê também diminuíram volumeDaia Oliver/R7

Volume do Sistema Cantareira mantém sequência de queda e chega aos 23,5%

Reservatório do Sistema Alto Tietê também caiu, já o da represa do Guarapiranga se manteve

O nível de água dos reservatórios do Sistema Cantareira registrou nova queda, de 0,1% ,e passa a operar, nesta quinta-feira (12), com 23,5% de sua capacidade, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). No mesmo período em 2013, o volume era de 58,1%.
Outro manancial controlado pela Sabesp também apresentou redução. O Sistema Alto Tietê passou de 29,3% para 29,1%. Já a represa do Guarapiranga, que chegou a aumentar o seu nível devido às chuvas ocorridas na zona sul da capital, no começo desta semana, atestou uma diminuição de seu nível na terça-feira. Porém, nesta quinta, o nível dos reservatórios opera atualmente com os mesmos 74,7% de sua capacidade medidos na quarta-feira.
Cinquenta dias após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar a cobrança de multa para quem aumentar o consumo de água na Grande São Paulo, por causa da crise no Sistema Cantareira, a presidente da Sabesp, Dilma Pena, disse na última segunda-feira (9) que ainda desconhece a "eficácia" da medida.
— Nós não temos ainda uma avaliação da eficácia da multa para a diminuição do consumo. Então, ainda não temos data.
Responsáveis por cerca de 80% da capacidade máxima do Sistema Cantareira, as represas Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, atingiram na terça-feira (3) o limite mínimo de captação de água por gravidade (método que não utiliza nenhum equipamento para puxar água) pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ou seja, 0% do volume útil armazenado.
Isso significa que, a partir de agora, a retirada de água dos dois principais reservatórios do Cantareira só pode ser feita através do bombeamento do "volume morto".
Segundo estimativa divulgada pela Sabesp no dia 2, a reserva do Sistema Cantareira pode acabar em outubro. O cálculo considera uma retirada média de 21,2 mil litros de água por segundo nos próximos meses e uma vazão afluente (água que chega aos reservatórios) equivalente a 50% da mínima histórica no período.
Neste cenário, a capacidade atual da represa não dura até o fim de novembro, prazo definido como horizonte do plano emergencial.
NOTÍCIAS R 7
http://noticias.r7.com/sao-paulo/volume-do-sistema-cantareira-mantem-sequencia-de-queda-e-chega-aos-235-12062014
FOTO RESERVATÓRIO ANTES
before
Veja como ficou o sistema Cantareira após o verão seco em SP
Imagens de satélite mostram diminuição do volume de água

FOTO RESERVATÓRIO DEPOIS DA SECA
after

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br