Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2014

O DIA DO PESCADOR SERÁ COMEMORADO NO PRÓXIMO SÁBADO, 29 DE JUNHO


Divulgação















SEMANA DO PESCADOR SOSRIOSBR

São Paulo (SP): Dia Mundial do Pescador será comemorado sábado em todo País


Neste sábado (dia 29), as colônias de pescadores vão comemorar o Dia Mundial do Pescador. Esta data foi escolhida porque o dia 29 é o Dia de São Pedro, que também é padroeiro dos pescadores.
Os pescadores artesanais têm conquistas a comemorar, segundo Abraão Lincoln da Cruz, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores Artesanais e Aquicultores que citou a seguridade especial, ou seja, aposentadoria aos 60 anos para homens e 55 para mulheres; o  Plano Safra da Pesca e Aqüicultura  lançado no início deste ano. 
Este é um instrumento que organiza as políticas governamentais e apresenta uma série de medidas voltadas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da pesca e aqüicultura e tem como objetivo divulgar as linhas de financiamento adequadas às necessidades de crédito atendendo demandas de investimento, custeio, comercialização e infraestrutura produtiva. 
O "Plano Safra" prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para expandir a aqüicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro. A meta é produzir dois milhões de toneladas anuais de pescado até 2014.

Os pescadores continuam reivindicando a criação de espelhos d’água – espécies de tanques que na verdade são redes colocadas em rios ou mares para criação de peixes cultivados por meio da aqüicultura. Os pescadores reivindicam também qualificação profissional para que possam dominar as novas tecnologias e querem ainda a transformação de licença de pesca em cotas de produtos. “As cotas evitam as fraudes, porque hoje os pescadores que não têm licença, trabalham para os pescadores que têm licença”, afirmou Lincoln.

Pesca Artesanal
A Pesca é uma das atividades produtivas mais antigas da Humanidade. Os recursos pesqueiros marítimos, costeiros e continentais constituem importante fonte de renda, geração de trabalho e alimento e têm contribuído para a permanência do homem no seu local de origem.
O pescador (a) artesanal é o profissional que, devidamente licenciado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, exerce a pesca com fins comerciais, de forma autônoma ou em regime de economia familiar, com meios de produção próprios ou mediante contrato de parcerias, desembarcada ou com embarcações de pequeno porte.
http://www.fsindical.org.br/new/institucional.php?id_conteudo=26314

LEIA MAIS:

Comissão do Senado aprova aposentadoria especial para pescadores - Clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br