
HOMENAGEM AOS PROFESSORES
Temos aqui uma interessante contribuição do Amigo e Poeta Carvalho de Azevedo, residente em Osasco - São Paulo.
Obrigada, Carvalho; Obrigada, Professor Jarmuth !
Clarice Villac - Campinas
P.S. - eu não sabia nada sobre o que o Carvalho nos conta, gostei muito de conhecer !
Minha modesta homenagem aos professores do Brasil!
Carvalho de Azevedo - SP
"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor.
Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir inteligências juvenis e preparar os homens do futuro" - D.PEDRO II (1825-1891)
A ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR
Em 15 de outubro de 1827 (no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no sentido de que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.Surgiu apenas em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor.
Foi em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.
O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.
Era na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico.
O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso.
No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
NO 15 DE OUTUBRO, NOSSA HOMENAGEM AOS DEDICADOS MESTRES!
Bonita esta história!
ResponderExcluirEu não fazia idéia de como havia
iniciado a comemoração.
Deixo aqui abraço enorme para os
que estão no magistério.
Já me aposentei, mas a alma será
sempre de professora ehehehe.
Fatima de Laguna.
ParabénsFátima,
ResponderExcluirVc certamente já deu sua ótima contribuição na formação das crianças de Laguna.
Receba também nossas homenagens!
Equipe SOS Rios!