Com o objetivo de reverter a degradação dos córregos, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo lançaram o Programa Córrego Limpo, que faz parte de um projeto maior intitulado "Operação Natureza".
Em uma primeira fase, serão investidos R$ 200 milhões em 42 córregos, beneficiando 2,4 milhões de pessoas e uma área de 204 km2, ou seja, 25% da população paulistana, num prazo de dois anos. Contudo, o cronograma total prevê que 300 córregos estejam despoluídos num período de dez anos.
O Programa Córrego Limpo prevê o aprimoramento dos sistemas de coleta de esgotos. Para isso, uma força-tarefa da Sabesp irá executar obras para ampliar as redes existentes, eliminar os lançamentos clandestinos de esgotos nos córregos e galerias de águas pluviais e também melhorar os sistemas de envio de esgotos às estações de tratamento.
Os empreendimentos também possibilitarão o aumento do número de residências conectadas às redes da Sabesp, o que significa mais esgotos coletados e tratados.À Prefeitura cabe a manutenção das margens e dos leitos dos córregos, bem como a remoção de imóveis nos fundos de vale que impeçam a passagem das tubulações principais de esgotamento sanitário. Nesse trabalho conjunto, as Subprefeituras irão intensificar a atuação junto aos responsáveis para regularizar a ligação de esgotos.
Foto: obras no córrego Itaquera - jornaldomunicipio.com.brMeio ambiente: nosso espaço
Além do trabalho da Prefeitura e do Governo, a participação da comunidade é primordial para o sucesso do programa. Por isso será realizado um Projeto de Educação Ambiental junto à população para conscientizar as pessoas sobre a importância de não depositar lixo e entulho nas ruas ou nos córregos, fazer a ligação de esgotos e cuidar das instalações residenciais.
Um outro trabalho prevê a transformação de 8 áreas em parques lineares, proporcionando mais lazer e saúde à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br