Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de outubro de 2008

ANO INTERNACIONAL DO SANEAMENTO - 2008


CAIS - CELEBRAÇÃO DO ANO INTERNACIONAL DO SANEAMENTO - 2008

ONU elegeu 2008 como o Ano Internacional do Saneamento para acelerar o cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM) ligado ao setor. Cerca de 2,6 bilhões de pessoas, entre elas 980 milhões de crianças, não têm acesso ao saneamento básico.

Aproximadamente 1,5 milhão de crianças morre ao ano no mundo em conseqüência da carência de água potável, saneamento ambiental adequado e condições higiênicas saudáveis. Mas O aumento do acesso a esgoto e água potável pode reduzir em um terço as mortes por diarréia em crianças no mundo.
O Brasil que, como os outros países da ONU, assumiu o compromisso com os Objetivos do Milênio em 2000, registrou um quarto de população sem acesso ao saneamento em 2004.
A proporção de pessoas que desfrutam do recurso aumentou de 71%, em 1990, para 75%, em 2004.

Universalizar o saneamento tem efeitos em todos os Objetivos do Milênio, em particular os que envolvem meio ambiente, educação, igualdade de gênero, redução da pobreza e da mortalidade infantil. Um estudo recente da OMS aponta que cada dólar gasto em melhoria das condições sanitárias no mundo gera um benefício econômico de US$ 7.

Encorajados pela ONU, que estimula o setor empresarial, as universidades, a sociedade civil e os governos em suas diferentes esferas a aproveitarem o momento para aumentar a conscientização para a importância do saneamento, a BESC - Brasil Eventos Sociais, Científicos e Culturais, vai realizar o CAIS - Celebração do Ano Internacional do Saneamento, no dia 5 de novembro, no Renaissance Hotel, na cidade de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

5 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA

8h00 - Credenciamento e café receptivo
8h30 - Abertura CAIS 2008
Autoridades convidadas: Carlos Minc Baumfeld – Ministro do Meio AmbienteDilma Seli Pena - Secretária de Saneamento e Energia de São PauloLeodegar da Cunha Tiscoski - Secretário de Saneamento Ambiental -Ministério das Cidades
9h00 - Painel: Regulação – Papel das Agências e dos Comitês de BaciaModerador: - Paulo Teodoro de Carvalho - Presidente CEIVAP“Estruturação de uma Agência Reguladora no Saneamento” - Hugo Sérgio Oliveira – Diretor-Presidente da ARSESP“Compatibilizando os Usos da Água – Balanço da Experiência dos CBH’s” – José Machado Presidente da ANA – Agência Nacional de Águas
9h40 - Debate
11h00 - Painel: Oportunidades para Reciclagem de Resíduos, Reuso de Água e Geração da EnergiaModerador: Cassilda Teixeira de Carvalho - Presidente da ABES““Tópicos sobre a Aplicação de Lodos de ETEs na Agricultura” – Prof. Dr. Adolfo José Melfi da Poli - USP“Aquapolo – Água de Reúso viabilizando Investimentos” – Rubens Approbato Machado Junior – Diretor Superintendente da PQU – Petroquímica União“Geração Própria de Energia em PCH’s e PCT’s – Antônio César da Costa e Silva - Assistente-Executivo da Dir. Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da SABESP.
12h00 - Debate
12h30 - Intervalo para almoço A ser servido no próprio local do evento
13h30 - Painel: Eliminando a Descontinuidade no Ritmo de Investimento Público em SaneamentoModerador: Paulo Eduardo Furtado, secretário executivo do FGTS“Superando Lacunas no Planejamento de Investimentos em Saneamento” - Marcos Thadeu Abicail – Especialista em Saneamento - Banco Mundial“PAC como Alavanca no Investimento Público em Saneamento” – Élvio Lima Gaspar - Diretor da Área de Inclusão Social e de Crédito do BNDES“Planejamento Plurianual no Saneamento” - Leodegar da Cunha Tiscoski” - Secretário de Saneamento Ambiental - Ministério das Cidades“PPP em Saneamento – Experiências Recentes Caixa” – Rogério de Paula Tavares - Superintendente Nacional de Saneamento da CAIXA.
14h50 - Debate
15h10 - Painel: Economia do Saneamento - Moderador: Rui Affonso – Diretor Econômico Financeiro da SABESP “Cenário Mundial do Saneamento” – Professor Dr. Frederico Turolla da FGV/SP “Impactos Sócio-econômicos do Saneamento” – Professor Dr. Fernando Sarti da UNICAMP
16h00 - Debate
16h20 - Intervalo de Café
16h40 - Painel: Rumo à Universalização pela via da SustentabilidadeModerador: Stênio Sales Jacob – Presidente da AESBE e da SANEPAR“Avanços e Novos Programas na SABESP” – Gesner Oliveira – Presidente da SABESP“Retomada do Setor de Engenharia e Construção de Saneamento” – Paulo Godoy – Presidente da ABDIB – Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústria de Base“Balanço das Atividades da COPASA” – Márcio Augusto Vasconcelos Nunes – Presidente da COPASA“Expectativas do Setor Privado” – Yves Besse - Presidente da ABCON – Assoc. Bras. Concessionárias Privadas de Saneamento“Novos Rumos e Conquistas na CAESB” - Fernando Rodrigues Ferreira Leite – Presidente da CAESB
18h30 - Debate
19h00 - Encerramento

Um comentário:

  1. O encontro esta de parabens, riquissimos paineis e discussoes parabens ONU- BESC- SABESP e a todos envolvidos

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br