Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2008

DESERTIFICAÇÃO SE ALASTRA NA BACIA DO RIACHÃO (PI)

Gilbués: o deserto vermelho
Mineradora contribui até hoje com a terrível desertificação de Gilbués

Tânia Martins, de Gilbués-PI - Folha Meio Ambiente

Milhares de hectares de terra encravado em plena área desertificada em Gilbués, a 797 quilômetros de Teresina, vem sendo destruídos pela empresa DM Mineração que procura diamante no comprometido solo da região.
O garimpo teve início em 2004 e a mineradora tem autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para explorar dois mil hectares. O principal foco da empresa é o Riachão, principal recurso hídrico da região. As crateras abertas ao longo de seu leito chegam a atingir um quilometro e em alguns pontos o lençol freático do riacho está exposto.

Boqueirão é a pobreza absoluta em cima de uma jazida de diamantes. Uma realidade triste e constante são buracos às margens do Riachão. O garimpo desenfreado vai produzindo grandes voçorocas e o leito do rio vai morrendo aos poucos... A desertificação só aumenta. (Foto Tânia Martins)

Além do leito, as margens do Riachão também são alvo do garimpo. Nos locais conhecidos por Goianinha, Bom Jardim, Compra Fiado e Boqueirão os buracos são capazes de abrigar prédios de até 10 metros de altura.Na propriedade Boqueirão, onde o trabalhador rural Izaldo Nere Oliveira tem um pedaço de terra, a destruição é alarmante. "Foi tudo muito rápido. Quando a gente menos esperava começaram a chegar máquinas e abrir buracos em nossas terras. Destruíram as matas da beira do Riachão todinha, todinha.

Depois que acabaram com tudo, foram embora sem dar satisfação", conta gesticulando indignado o agricultor. Segundo ele, a empresa limitou-se a informar que tinha autorização para garimpar ali. Sua esposa, Eva Rodrigues, 60 anos, acusa o estrangeiro Shukri Layouse, que ela diz ser dono da empresa de promover intimidação e medo nas famílias do povoado Boqueirão. "Ele vive dizendo que tem autorização para ficar cem anos e que não vai mais devolver nossas terras. Aqui todo mundo tem medo dele que vive de enganar as pessoas", desabafa dona Eva.

Desertificação se alastra

Segundo a ONU, em Gilbués está o maior núcleo de desertificação da América Latina. O pesquisador da Universidade Federal do Piauí-UFPI, Deodaldo Salviano, confirma a informação e diz que a mineração ora em pratica é extremamente danosa. "Não se tem como medir o impacto. O material que é removido é monstruoso. O solo está descendo para o rio Gurguéia, chegando ao rio Parnaíba e a Barragem de Boa Esperança que vai assoreando e pode comprometer até mesmo suas turbinas", analisa o pesquisador, assegurando que nesse processo vão embora muitas vidas aquáticas e partículas sólidas. O também pesquisador, doutor em desertificação da Embrapa Meio Norte, Luiz Fernando, condena a mineração em áreas já degradadas. "É evidente que a atividade vai levar ao aumento da degradação na região de Gilbués. A tendência é que surjam cada vez mais áreas desertificadas", afirma. VEJA MAIS

Um comentário:

  1. REALMENTE A REALIDADE E TRISTE E CONSRANTE
    CONHEÇO TODAS AS REGIOES CITADAS RIACHO,GOIANINHA,BOM jARDIM COMPRA FIADO E BOQUEIRÃO QUE INFELISMENTE ESTÁ SENDO CADA VEZ
    MAS DEGRADA PELOS DEFASTADORES DE MINERIO SEM SE IMPORTA COM A VIDA DE CADA SER VIVO DAS REGIOÊS,ACABANDO COM AS PLANTAÇÕES DE MANGA,GOIABA COCO QUE HAVIA MATAS NOS LOCAIS CITADOS,POREM NA NOSSA VISÃO E UMA VERGONHA PARA O GOVERNO DO ESTADO DO PIAUI POR NÃO SE IMPORTA UM POUQUINHO PARA COM A VIDA DA "POPULAÇÃO"

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br