O CICLO DO PERIGOGreempeace/nuclear - 18/10/08
Mais detalhes sobre a denúncia de contaminação por urânio da água utilizada por moradores de Caetité na Bahia, onde a estatal, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), é a responsável pela exploração de urânio. Denúncia publicada pelo Blog SOS Rios do Brasil em 17/10/08.
Após análise feita na água consumida pelas pessoas que vivem no entorno da mina, constatamos a contaminação de algumas amostras por urânio em níveis muito acima dos índices aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da legislação brasileira (segundo normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama). As amostras foram coletadas em um raio de 20 quilômetros da área de influência direta da mina e encaminhadas a um laboratório independente no Reino Unido.
A comprovação da contaminação da água de Caetité (BA) por urânio reforça a necessidade urgente de uma investigação sobre as condições de saúde da população local, a qualidade da água consumida e a extensão da contaminação ambiental por urânio. Exige também uma resposta clara e imediata por parte da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela exploração de urânio, e dos órgãos federais Ibama e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que licenciam e fiscalizam a atividade.
Clique aqui e veja o vídeo
Clique aqui e veja o vídeo "O Ciclo do Urânio"
Usina de Beneficiamento de Urânio - CAETITÉ - BAHIA
Veja Mais sobre a mineração do urânio no site das Indústrias Nucleares Brasileiras - INB - clique aqui
O Instituto SOS Rios do Brasil enviou email às Industrias Nucleares Brasileiras - INB solicitando informações ou releases sobre a grave denúncia do GREEMPEACE. Aguardamos informações.
De que adianta, nós moradores da pequena Caetité apavorarmos com tais notícias da contaminação da nossa água. A empresa continuará funcionando e sem a menor preocupação, nem respostas eles nos dão quando questionamos sobre os riscos.As autoridades estão preocupadas com o dinheiro que fica em seus cofres.
ResponderExcluirCaro comentarista,
ResponderExcluirPode ter certeza que o alerta sobre sua gente e o risco que estão correndo com essa contaminação não ficará impune.
Até então ninguém sabia que vcs existiam e que passavam por esse problema tão sério e desagradável.
Hoje já existe ampla informação sobre o assunto e muita gente já tomou conhecimento do problema.
Pode até demorar algum tempo, mas tenham certeza que não estão sós e esquecidos.
Breve o Instituto SOS Rios do Brasil lançara o seu Portal e um projeto em defesa das águas de cada comunidade, onde aprenderão a criar dispositivos chamados "Grupos de Guardiões das Águas" sem custo e sem burocracia para buscar soluções para seus problemas. Aguardem!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
SOU MORADO DO ESTODO DE SAO PAULO E ESTOU INDIGNADO COM ESSA EMPREZA QUE ESTA SE INSTALANDO EM CAETITE
ResponderExcluirEu Sempre ia pra lá nos finais de ano visitar meu avô, agora com essas notícias eu estou com medo danado de ir pra lá!!!
ResponderExcluirNão adianta condenarmos a tal empresa enriquecimento de uranio ou como queiram chamar, o que eu acho um erro das autoridades competentes e esses orgãos ambientais que meramente são de fachada e acobertam todas as sujeiras que estes bandidos fazem com este municipio que a nossa saudosa Caitité, sou nascido em Caculé-Ba, mas me sinto como se fosse um municipe desta cidade que esta passando por um tormento desagradevel, espero que nossas autoridades vejam o sofrimento dos nossos coor irmãos e busce soluções para que seja miminizado esta tragedia que esta gerando grandes transtornos a estes cidadãos de bem que merecem o respeito e toda dignidade possivel.
ResponderExcluirEspero que como é ano eleitoral estes facantes que esperam se eleger não venham a tentar enganar nosso povo que mereçe o minimo de respeito possivel.
Eloizio Marques.
Taboão da serra-SP