Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de outubro de 2008

ROMARIA DAS ÁGUAS NO RIO DOS SINOS (RS) - DIA 12 OUT



A fé do povo gaúcho e a defesa das águas do Rio dos Sinos (RS)

Romaria das Águas 2008 - Vale do Rio dos Sinos (RS)
As águas das nascentes do Rio dos Sinos que chegaram à Canoas cumprirão um roteiro interno no município até o dia 12 de outubro (domingo), quando segue para Porto Alegre, no evento de culminância da Romaria das Águas na Região Hidrográfica do Guaíba.
A programação do dia será marcada pelo ato de mistura e benção macroecumênica das águas das nascentes de todas as bacias hidrográficas que deságuam no Lago Guaíba.
O início das atividades será às 10h da manhã, com a chegada da Santa Senhora das Águas ao Parque Náutico do Estado*. Após concentração no local, a imagem e as amostras de água das nascentes seguirão em procissão fluvial até a Usina do Gasômetro. Às 16h, com a chegada dos barcos, inicia a cerimônia de mistura e benção.

-- Atividade de culminância e encerramento –
Programação do dia 12 de outubro de 2008
Atividade 1: Recepção da imagem de Nossa Senhora as Águas e concentração dos participantes

Horário de início: 10horas
Local: Parque Náutico do Estado - Rua João Moreira Maciel, 400. Bairro Navegantes (paralela à Castelo Branco, embaixo da ponte móvel do Guaíba)
Possibilidade de alimentação: será servido peixe na taquara, mas recomendamos que cada um leve seu lanche, pois espera-se um público grande, o que pode acarretar em dificuldades de atender a todos.
Observação: a participação nesta atividade é opcional

Atividade 2: Procissão Fluvial

Horário de início: 14horas
Local de embarque: Parque Náutico do Estado - Rua João Moreira Maciel, 400.

Bairro Navegantes (paralela à Castelo Branco, embaixo da ponte móvel do Guaíba)
Participantes: a comitiva do Sinos vai somente no Barco Martim Pescador
Roteiro da procissão: a procissão deve circular a Ilha das Flores

Inscrições: as inscrições devem ser remetidas para cmtsinos@unisinos.br, com Nome completo/ RG ou Certidão de nascimento/ Data de nascimento/ Telefone até dia 07/10/2008

Atividade 3: Mistura das águas das bacias que deságuam no Guaíba (benção macroecumênica e atividades culturais)

Horário de início: 16horas
Local: Usina do Gasômetro
Participantes: atividade totalmente pública
Encerramento: aprox. 18horas

Crianças carregam amostra de água das nascentes do Rio dos Sinos

Saiba Mais:

Romaria das Águas chega à foz do Sinos em Canoas

03 de Outubro de 2008
As águas das nascentes do Rio dos Sinos, coletadas em Caraá (03/ago) e em São Francisco de Paula (17/ago), chegaram à Canoas (cidade que abriga a foz do Rio), nesta quinta-feira, dia 02 de outubro de 2008.
A cerimônia, organizada pela Escola Carlos Drummond de Andrade, sob a coordenação da Profa. Maria Helena Canto, foi marcada pela diversidade de manifestações culturais e religiosas.
Católicos, umbandistas, kardecistas, maristas, estudantes, professores e membros da comunidade canoense, recepcionaram a amostra das águas nascentes, que passou por mais 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, agora vinda da cidade Esteio/RS, que estava abrigando-a desde o dia 29 de setembro de 2008. (Fonte: Comitesinos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br