Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2008

Fazendeiro compromete abastecimento de água



Fotos: créditos V. News
São Francisco: desmatamento em área de proteção ambiental causa problemas no abastecimento de água
Um fazendeiro destruiu parte da mata nativa de São Francisco Xavier e comprometeu o abastecimento de água do distrito. A fazenda foi interditada e os estragos ainda estão sendo calculados na área de proteção permanente. Caminhão-pipa em dia de chuva Toda vez que chove, o distrito de São Francisco Xavier é abastecido por caminhão-pipa. Enquanto o reservatório é fechado para receber água, as torneiras ficam secas. “É um grande transtorno. Ficamos sem água para lavar roupas, para o banho e até para beber", diz a empresária Célia da Silva. O Rio das Couves, que abastece 125 famílias do distrito, está comprometido por causa de um desmatamento dentro da fazenda Mandala, interditada na última sexta feira (3). O rio passa pela propriedade particular. O dono, que tinha licença do DPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) para desmatar uma área de pinos, destruiu também a vegetação nativa às margens do rio. O proprietário abriu uma clareira na mata. Alargou uma estrada que já existia e abriu uma outra para escoar a madeira. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente multaram o dono da fazenda e fizeram um mapeamento do local. O laudo fica pronto em 15 dias.


“A fazenda está lacrada pela Secretaria de Meio Ambiente. Ele não pode fazer nada no local até que tenhamos a conclusão de todos os laudos de espécies que foram suprimidas. E o impacto causado na mata daquela região”, explica o secretário de Meio Ambiente, André Miragaia. De acordo com os moradores, o proprietário da fazenda é de Bauru e está na região há quase 10 anos. Os moradores decidiram protestar e estamparam o rosto dele pelas ruas da cidade. Os cartazes dizem que o fazendeiro não é bem aceito no distrito. Uma comissão formada por moradores estudam até entrar na Justiça, se necessário, para preservar São Francisco Xavier. O DPRN informou que a licença do fazendeiro foi suspensa e ele pode ser multado em R$ 1 milhão. O dono da fazenda reconheceu que cometeu um erro em sua propriedade e que está disposto a recuperar o local. Ele disse ainda que não é culpado pelo problema com o abastecimento de água no distrito.
Fonte: http://www.vnews.com.br/

Um comentário:

  1. O que aconteceu na Fazenda Mandala em São Francisco Xavier era Tragédia anunciada ,este criminosa chamado WALTER CERIGATTO COSTA desde 2005 vinha sendo acobertado através de laudos emitidos pelo DEPRN e até pela promotora ambiental de São José dos Campos LARISSA CRESCINI ALBERNAZ através de seu assistente MARCELO MANARA que inclusive botou fora de sua sala no MINISTERIO PUBLICO um grupo de cidadãos que lá estiveram em 2005 para alertar a promotora para a tragédia anunciada que se concretisou em 2008. uma vergonha esses vagabundos coruptos que deveriam salvaguardar os direitos da população ,agora depois de tudo que aconteceu e obrigados pela pressão pública aparecem em São Francisco com aquela car de "merda" para tomar alguma providencia ,infelizmente depois da tragédia.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br