Litoral Sul de São Paulo ganha áreas de proteção ambiental marinha
13/10/2008 - Por Redação do Greenpeace
São Paulo (SP), Brasil — Criaçao de APAs é a principal ferramenta para a conservação dos oceanos. Hoje, apenas 0,8% dos mares do Brasil estão protegidos.
São Paulo (SP), Brasil — Criaçao de APAs é a principal ferramenta para a conservação dos oceanos. Hoje, apenas 0,8% dos mares do Brasil estão protegidos.
Com a criação, nesta sexta-feira (10), de três áreas de proteção ambiental marinha no litoral de São Paulo, foi dado um passo decisivo para a regulamentação de atividades econômicas, turísticas e as ocupações no trecho que vai de Ubatuba a Cananéia.
A criação de áreas de proteção ambiental (APAs) marinha é a principal ferramenta para a conservação dos oceanos. Apenas 0,4% dos mares nacionais estão protegidos por esse tipo de unidade de conservação – somando-se as áreas estaduais, o índice sobre para 0,8%.
O decreto do governo do Estado de São Paulo abrangem uma extensão de 1,124 milhão de hectares, o equivalente a 7,5 vezes a cidade de São Paulo."Esse decreto é um passo importante para a conservação dos nossos mares.
No papel, ele é muito bom. Agora queremos vê-lo implantado. Queremos também a implementação dos planos de manejo garantindo a inclusão de áreas de proteção integral", diz Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace.
Na cerimônia realizada para a anunciar a criação das áreas de proteção, o secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo, Xico Graziano, entregou embarcações para a polícia ambiental e se comprometeu em coibir a pesca predatória.
O relatório do Greenpeace À Deriva mostra que 80% dos recursos pesqueiros utilizados comercialmente estão ameaçados e que as áreas marinhas protegidas são a principal ferramenta para a recuperação dos estoques pesqueiros."Se queremos continuar pescando nos próximos anos, precisamos criar áreas marinhas protegidas agora", afirma Leandra.
Fonte: (Envolverde/Greenpeace)
Fonte: (Envolverde/Greenpeace)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Desenvolvido por AW4 Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br