Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de outubro de 2008

PROJETO DE LEI PREVÊ EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TODOS

Educação Ambiental pode ser disciplina em licenciaturas

Alexandre Pedrini - Fórum REBIA Nacional

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3681/08, do deputado JoséLinhares (PP-CE), que inclui a disciplina de Educação Ambiental na grade curricular de todos os cursos de licenciatura. A disciplina deverá abordar os seguintes tópicos, entre outros:
- movimentos populacionais;
- relação da educação ambiental com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável; - as implicações da educação ambiental com o desenvolvimento científico e tecnológico;
- o papel da escola; a importânciada Amazônia para o Brasil e o mundo;
- água e energias renováveis;
e as instituições sociais e seu papel na transformação e no desenvolvimento.

O projeto também obriga estados e municípios a realizar programas de capacitação em educação ambiental e desenvolvimento sustentável para todos os professores em exercício.
A proposta prevê que os estados e municípioscriem cursos e disciplinas no ensino básico que contemplem a educação ambiental como tema que permeie todas as disciplinas do currículo da educação básica.

Atualmente, a Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei9.795/99, estabelece que a educação ambiental seja desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis emodalidades do ensino normal, mas não como disciplina específica nocurrículo.
Se o projeto for aprovado, o governo federal terá um ano (após a publicaçãoda lei) para encaminhar ao Congresso o Plano Nacional de Educação Ambiental.

O plano deverá ser elaborado de acordo com a resolução das Nações Unidas que instituiu a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-14). (Fonte: Diário do Amapá / Amazonia.org)/Pedrini - Forum Nacional REBIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INTERNET

FAÇA UM COMENTÁRIO DESTA NOTÍCA, COLOCANDO SEU NOME E E-MAIL OU COMO ANÔNIMO. DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE! OBRIGADO!

Um comentário:

  1. Notícias como essa deveriam ser abordadas e exploradas em todo e qualquer ambiente educativo. Nós educadores precisamos instigar o desejo do conhecimento e potencializar o protagonismo em nossas crianças, o meio ambiente está relacionado a todas as disciplinas e temos o dever de aprender a ensinar de uma forma diferente todos os os dias. A cada novo dia agregando novas informações e incentivando a troca, a partilha e a valorização da riqueza existente nos diferentes pontos de vista e nos mais variados contextos culturais.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br