O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou um edital que disponibiliza R$ 8 milhões para o apoio de pesquisas relacionadas à água e saúde pública. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 30 de outubro.
Os recursos, provenientes do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e do Fundo Setorial de Saúde, financiarão projetos que se enquadrem entre as dez linhas temáticas de pesquisa.
Segundo o CNPq, o objetivo é incentivar estudos de avaliação integrada de risco à saúde humana em populações expostas à água contaminada, além de projetos relacionados ao desenvolvimento técnicas alternativas na área de tratamento de água e esgotos.
Segundo o CNPq, o objetivo é incentivar estudos de avaliação integrada de risco à saúde humana em populações expostas à água contaminada, além de projetos relacionados ao desenvolvimento técnicas alternativas na área de tratamento de água e esgotos.
“Ciclos de vida de organismos aquáticos causadores de infecções”, “Prevenção, monitoramento e remediação de contaminação das águas superficiais e subterrâneas”, “Estudos epidemiológicos em populações expostas à contaminação hídrica”, “Avaliação de risco à saúde humana decorrente da reutilização de águas residuárias”, “Processos voltados à melhoria da qualidade de água em reservatórios” são algumas das linhas contempladas.
Projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste receberão 30% do valor total dos recursos. Em contrapartida, as instituições devem oferecer 30% do valor necessário para a execução dos projetos.
Poderão participar pesquisadores doutores atuantes na área, com vínculo empregatício ou funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, nacionais, todos sem fins lucrativos.
Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2008/045.htm - Fonte: FAPESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br